Construção de relação médico-paciente no Pronto-Socorro Infantil: um relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Expor o ponto de vista dos acadêmicos de medicina acerca da Relação Médico-Paciente (RMP) no ambiente de Pronto-Socorro Infantil e propor alternativas para sua melhoria. Relato de experiencia: O ambiente universitário oferece experiências para auxiliar na formação de médicos afim de aprender e lidar com situações adversas da rotina. Denota-se, que a forma de abordagem do paciente pediátrico, a comunicação verbal e não verbal durante o atendimento, associado aos demais fatores que regem a interação do profissional com o paciente e seus responsáveis, são de fundamental importância para a obtenção dos melhores dados médicos. Observa-se que independente do ambiente, quando o contato é realizado de maneira hostil, esse torna-se lesivo a qualquer um dos pilares da RMP e pode guiar de maneira indesejável a desfechos e repercussões negativas. Portanto, é de grande relevância o reconhecimento e atenuação dos obstáculos existentes entre a RMP, para assim conduzir um diagnóstico correto, tratamento adequado e satisfação dos que buscam os serviços médicos. Considerações finais: A comunicação correta com aquele que necessita de um serviço de saúde é habilidade médica fundamental. Logo, é de responsabilidade profissional estar atento a fatores que interferem negativamente na RMP, corrigindo-as a fim de prevenir desfechos desfavoráveis.
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