A enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE): um relato de experiência

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Jussara Soares Marques dos Anjos
Bruno Lyncon Gonçalves Rodrigues
Guilherme Batista Rodrigues
Izabella Siqueira Santos
Misequiel Costa Figueredo
Thalia Alves Duarte
Lorrane Rafaela de Souza Brasileiro
Wanderlan Cabral Neves
Rafaela Seixas Ivo
Divinamar Pereira

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência dos estudantes do 9º período ao realizar consultas de enfermagem em uma escola de ensino público em uma cidade do Distrito Federal. Relato de experiência: Foi realizado estágio supervisionado, obrigatório, do 9° período de enfermagem no consultório de enfermagem em uma instituição de ensino fundamental em uma cidade do Distrito Federal, no período de 17 à 30 de março, com os alunos do 4° e 5° ano do ensino fundamental, utilizando uma ficha para direcionar o atendimento, buscando identificar fatores de risco à saúde integral dos pré-educandos, relacionados aos: principalmente sobre hábitos de higiene bucal, hábitos alimentares, acuidade visual, Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação socioemocional, dinâmica familiar e métodos de correção, e sinais de risco como como: exposição ao bullying, violência, substâncias psicoativas, automutilação e tentativas de suicídio. Considerações finais: O programa de saúde nas escolas é de suma importância uma vez que auxilia na formação de bons hábitos, além de orientar adequadamente os estudantes sobre o processo saúde-doença.

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Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, RodriguesB. L. G., RodriguesG. B., SantosI. S., FigueredoM. C., DuarteT. A., BrasileiroL. R. de S., NevesW. C., IvoR. S., & PereiraD. (2022). A enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE): um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(6), e10470. https://doi.org/10.25248/reas.e10470.2022
Seção
Relatos de Experiência