A perspectiva do acadêmico de enfermagem frente ao campo de estágio
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar a perspectiva do acadêmico de enfermagem frente ao ambiente de estágio. Métodos: Realizou-se uma pesquisa de campo, de método exploratório, descritiva e de natureza qualitativa com acadêmicos de enfermagem em uma universidade ao sul do estado do Tocantins. Resultados: A amostra foi composta de 44 acadêmicos com faixa etária entre 20 e 45 anos, sendo a maioria do sexo feminino, matriculados no 8º e 9° período do curso de enfermagem cursando a disciplina de estágio obrigatório. A análise dos resultados coletados foi agrupada por similaridade nas respostas e divididos em quatro categorias (1) Expectativa frente ao campo de estágio, (2) Acolhimento por parte da equipe, (3) Perspectiva da relação Aluno × Preceptor e (4) Teoria × Prática, a perspectiva do aprendizado adquirido. Conclusão: O estágio curricular obrigatório é de suma importância para a formação do futuro profissional de enfermagem, mesmo que exista dificuldades para o aprendizado é nesse período que o aluno adquire as habilidades técnicas da função. Observou-se que a percepção do acadêmico para a construção do enfermeiro que ali nasce, sofre diversas mudanças ao longo do seu desenvolvimento profissional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BARDIN L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.
3. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. 2001, Brasília: CNE/CES. Seção 1, p. 37. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf. Acessado em: 28 de janeiro de 2022.
4. BENITO GAV, et al. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Rev Bras Enfermagem, 2012; 65(1): 172-178.
5. CARVALHO MDB, et al., Expectativas dos alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em hospital. Rev. esc. enferm, 2019; 33(2): 200-206.
6. DIAS EP, et al. Expectativas de alunos de enfermagem frente ao primeiro estágio em instituição de saúde. Revista Psicopedagogia, 2014; 31: 44-55.
7. GOES FSN, et al. Necessidades de aprendizagem de alunos da Educação Profissional de Nível Técnico em Enfermagem. Rev Bras Enferm, 2015; 68 (1): 20-25.
8. JARDIM SH, et al. Contribuições das práticas e estágios no curso de enfermagem para a formação acadêmica. REAS, 2020; 13 (2): 1-6.
9. LIMA MM, et al. Relação pedagógica no ensino prático-reflexivo: elementos característicos do ensino da integralidade na formação do enfermeiro. Texto contexto - enferm., 2018: 27 (2): e1810016
10. MARTINS KRM, et al. Perspectiva de acadêmicos de enfermagem diante dos estágios supervisionados. C&D-Revista Eletrônica da Fainor, 2016; 9: 56-73.
11. MEIRA MDD, KURCGANT P. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Rev Bras Enfermagem, 2016; 69 (1): 16-22
12. MELO GC, et al. Enfermagem e docência: percepções de acadêmicos sobre o ensino de enfermagem e a prática pedagógica. Rev. Docência Ens. Sup., 2020; 10: e020716
13. MERIGHI MAB, et al. Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem. Rev Bras Enferm, 2014; 67(4): 505-511.
14. NASCIMENTO MGG, et al. Sentimentos de acadêmicos de enfermagem no estágio curricular sob a ótica de Heidegger. Cogitare Enfermagem, 2018; (23)4: e57562.
15. NETO AVL, et al. Sentimentos e percepção do estudante de enfermagem sobre o acolhimento no estágio obrigatório. Revista Interdisciplinar, 2018; 11: 28.
16. NEVES VR, SANNA MC. Ensino da liderança em enfermagem: um estudo bibliométrico. Acta paul enferm., 2012; 25(2): 308-313.
17. PASQUALETO OQF, FONSECA MH. A percepção do aluno sobre o estágio emprego ou qualificação profissional. Revista de Informação Legislativa, 2016; 53: 95-217.
18. SILVA CMV, et al. Sentimentos dos enfermeiros frente ao estágio curricular: quais as dificuldades e expectativas. Cadernos de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde, 2013; 1: 51-66.
19. SILVA LM, et al. Estágio curricular supervisionado: dificuldades e perspectivas vivenciadas por acadêmicos de enfermagem. REAS/EJC, 2019; 18: e662.
20. SILVA RM, et al. Ensino de Enfermagem: Reflexões sobre o estágio curricular supervisionado. REVISTA PRÁXIS, 2009; 1: 37.
21. TORRES IL, et al., Recepção de ingressantes universitários: experiência construtivista relacional de discentes de enfermagem para integração. REFACS, 2019; 7(1): 91-96.