A perspectiva do acadêmico de enfermagem frente ao campo de estágio

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Ludiana Velêda Pereira
Geovana Alves Cerqueira
Tainara Gomes da Cruz
Edivaldo Rodrigues da Silva Júnior
Mirelly da Silva Ribeiro
Denise Soares de Alcântara
Nara Fernanda Resende Azevedo
Juliana Dias Pinheiro
Nicoly Aguiar
Naiana Mota Buges

Resumo

Objetivo: Identificar a perspectiva do acadêmico de enfermagem frente ao ambiente de estágio. Métodos:  Realizou-se uma pesquisa de campo, de método exploratório, descritiva e de natureza qualitativa com acadêmicos de enfermagem em uma universidade ao sul do estado do Tocantins. Resultados: A amostra foi composta de 44 acadêmicos com faixa etária entre 20 e 45 anos, sendo a maioria do sexo feminino, matriculados no 8º e 9° período do curso de enfermagem cursando a disciplina de estágio obrigatório. A análise dos resultados coletados foi agrupada por similaridade nas respostas e divididos em quatro categorias (1) Expectativa frente ao campo de estágio, (2) Acolhimento por parte da equipe, (3) Perspectiva da relação Aluno × Preceptor e (4) Teoria × Prática, a perspectiva do aprendizado adquirido. Conclusão: O estágio curricular obrigatório é de suma importância para a formação do futuro profissional de enfermagem, mesmo que exista dificuldades para o aprendizado é nesse período que o aluno adquire as habilidades técnicas da função. Observou-se que a percepção do acadêmico para a construção do enfermeiro que ali nasce, sofre diversas mudanças ao longo do seu desenvolvimento profissional.

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Como Citar
PereiraL. V., CerqueiraG. A., CruzT. G. da, Silva JúniorE. R. da, RibeiroM. da S., AlcântaraD. S. de, AzevedoN. F. R., PinheiroJ. D., AguiarN., & BugesN. M. (2022). A perspectiva do acadêmico de enfermagem frente ao campo de estágio. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(7), e10496. https://doi.org/10.25248/reas.e10496.2022
Seção
Artigos Originais

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