Sofrimento psíquico de professores universitários durante a pandemia da Covid-19

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Mariana Sergio Santos
Ana Isabel Sobral Bellemo

Resumo

Objetivo: Verificar a autopercepção dos professores universitários sobre sua saúde mental durante a pandemia da Covid-19. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa exploratória, realizada através de questionários no Google Forms, no período de maio a julho de 2021. Os dados encontrados foram trabalhados no Excel e analisados no programa estatístico Epi info. Resultados: Participaram do estudo 85 professores universitários, em sua maioria mulheres (74,12%), apesar da incidência de apenas 5,88% de Burnout e de 17,6% de ansiedade a nível grave/moderado foi observado altos índices de exaustão emocional (65,88%) e baixos índices de realização pessoal (50%). Conclusão: Foi evidenciado que apesar dos instrumentos utilizados focarem na busca do Burnout e da Ansiedade, não foram encontrados resultados relevantes nessas esferas, porém, foi observado a prevalência de altos índices de exaustão emocional e desrealização pessoal corroborando com a literatura descrita e com a hipótese de um sofrimento psíquico existente diante da realidade vivida.

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Como Citar
SantosM. S., & BellemoA. I. S. (2022). Sofrimento psíquico de professores universitários durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(8), e10529. https://doi.org/10.25248/reas.e10529.2022
Seção
Artigos Originais

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