Significado da Enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE) pós pandemia da Covid-19: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jussara Soares Marques dos Anjos
Catarina Andrade Souza Fernandes
Fernanda Tainá Lopes de Oliveira
Mylena Dantas da Silva
Valmisley Silva do Nascimento
Viviane da Silva Sousa
Patrícia Gomes Pereira Barbosa
Wanderlan Cabral Neves
Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira
Marcos Haley Barbosa

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de estudantes do 9° período do curso de enfermagem de instituição de ensino privada em uma instituição de ensino do fundamental I do DF após a pandemia da Covid-19.  Relato de experiência: As consultas foram realizadas do dia 2 a 14 de junho de 2022, mediante ficha de atendimento pré-elaborado para pré-adolescentes para nortear os acadêmicos de enfermagem na condução da assistência sobre diversos temas como: dinâmica familiar, hábitos alimentares, higiene corporal e bucal, antecedentes patológicos pessoais e familiares, avaliação psicológica, fatores de risco como violências, automutilação e autoextermínio. Considerações finais: O estágio na escola foi importante pois os acadêmicos puderam perceber as necessidades de saúde corriqueiras das crianças e adolescentes e o aumento dessas demandas advindas do isolamento social pela pandemia da Covid-19. Assim como a atuação protagonista do enfermeiro em reconhecer sinais de risco para essa população e estabelecer as devidas intervenções no intuito de garantir a proteção à saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, FernandesC. A. S., OliveiraF. T. L. de, SilvaM. D. da, NascimentoV. S. do, SousaV. da S., BarbosaP. G. P., NevesW. C., FerreiraM. V. R., & BarbosaM. H. (2022). Significado da Enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE) pós pandemia da Covid-19: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(6), e10566. https://doi.org/10.25248/reas.e10566.2022
Seção
Relatos de Experiência