Desempenho Psicomotor na Educação Infantil
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Resumo
Objetivo: Identificar o nível psicomotor em crianças de 5 a 6 anos em uma escola pública em uma cidade de do estado de Goiás. Métodos: Trata- se de um estudo transversal quantitativo, com a amostra de 38 crianças com idades de 5 a 6 anos de ambos os sexos. Foi utilizada uma bateria psicomotora de Oliveira GC (2012), avaliando a coordenação motora, esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial. Foi feita uma correlação de Spearman entre medidas antropométricas, Velotest, Stroop e os elementos psicomotores e o teste de Mann-Whitney. Resultados: A maioria está adiantada para a idade, mas quando comparada entre os sexos, as meninas sobressaíram-se em todos os aspectos psicomotores, e os meninos com (14,3%) na orientação espacial e (7,1%) na orientação temporal. O estudo constatou que quanto maior a pontuação no Velotest (r 0,434) e no Stroop (r 0.411), melhores foram as pontuações no esquema corporal (r 0,516), lateralidade (r 0,380), orientação espacial (r 0,424), temporal (r 0,644), orientação espacial (r 0,426) e temporal (r 0,478). Conclusão: A maioria das crianças se encontra dentro do esperado para a idade na presença de imagem de corpo percebido, já comparados os sexos, as meninas tiveram melhores resultados e, ao fazer a correlação, observou-se que quanto maior a pontuação no Velotest, melhores resultados nos elementos psicomotores.
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