Efeito das aulas de psicomotricidade em crianças com transtorno do espectro autista

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Vinicius Henrique Silva
Patrícia Espíndola Mota Venâncio

Resumo

Objetivo: Verificar os efeitos da psicomotricidade em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre de 5 a 13 anos de idade, Métodos: Com uma amostra de 10 crianças selecionadas por sorteio, sendo 5 para o grupo intervenção e 5 para o grupo controle. Foi utilizado o teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK). Foi utilizado o teste de Shapiro-wilk, um test “t” independent, um test de Mann-Whitney, um test de Wilcoxon. Resultados: Apresentaram uma melhora significativa em comparação entre os grupos pré-intervenção referente ao grupo experimental no IMC de 17,22, e para o grupo controle 21,86 no teste trave de equilíbrio de 49,00 para 33,00. Após a intervenção, houve uma melhora significativa apenas no grupo experimental na trave de equilíbrio de 49,00 para 62,60; salto lateral de 25,00 para 35,00; transferência sobre plataformas de 30,60 para 42,40; e no total geral de 128,00 para 184,60.  Conclusão: O estudo concluiu que a Psicomotricidade auxiliou de forma positiva as crianças com Transtorno do Espectro Autista. Levando em consideração os resultados obtidos do grupo experimental, houve uma melhora significativa nos quesitos equilíbrio, coordenação motora, lateralidade e noção espaço-temporal em relação ao grupo controle.

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Como Citar
SilvaV. H., & VenâncioP. E. M. (2022). Efeito das aulas de psicomotricidade em crianças com transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(7), e10593. https://doi.org/10.25248/reas.e10593.2022
Seção
Artigos Originais

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