A relevância da Enfermagem no contexto escolar durante o período de pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jussara Soares Marques dos Anjos
Alyne Gabriely Freire Barbosa
Ana Caroline Pereira de Santana
Flávia Maciel Viana Borges
Isabela Yhasmim Ferreira dos Anjos
Laura Verneque Souza
Suélen Carla Silva Gomes
Patrícia Gomes Pereira Barbosa
Stephanea Marcelle Boaventura Soares
Marcos Haley Barbosa

Resumo

Objetivo: Realizar um levantamento sobre as ações de enfermagem evidenciadas em ambiente escolar no período da pandemia da Covid-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados entre 2019 a 2022. Utilizou-se como questão norteadora: Como a Enfermagem atuou no período de pandemia da Covid-19 em ambiente escolar?. A pesquisa bibliográfica foi realizada em junho de 2022, sendo realizada buscas nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e PUBMED, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Serviços de enfermagem escolar, Covid-19, Serviços de saúde escolar, Enfermagem, Saúde do adolescente, realizando combinações com os termos com o uso do operador booleano “AND”. Resultados: Foram localizados 420 artigos, 4 excluídos devido a duplicidade e 395 por não atenderem aos critérios. Foram selecionados 26 para leitura do resumo e 11 artigos para leitura na íntegra, com amostra final de 11 artigos. Considerações finais: A enfermagem lidera o cuidado no espaço escolar, é capacitada para identificar e avaliar questões físicas e psicológicas, tornando-se desta forma importante no período da Covid-19. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, BarbosaA. G. F., SantanaA. C. P. de, BorgesF. M. V., AnjosI. Y. F. dos, SouzaL. V., GomesS. C. S., BarbosaP. G. P., SoaresS. M. B., & BarbosaM. H. (2022). A relevância da Enfermagem no contexto escolar durante o período de pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(8), e10668. https://doi.org/10.25248/reas.e10668.2022
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. ALMEIDA IMG, JUNIOR AAS. The biopsychosocial impacts suffered by the child population during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, 2021; 10(2): e54210212286.

2. ANJOS JMS, et al. Relevância das intervenções de enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022c; 15(6): e10383.

3. ANJOS JSM et al. A importância do enfermeiro na promoção da saúde de adolescentes no âmbito escolar: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022f; 15(6): e10491.

4. ANJOS JSM, et al. A enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE): um relato de experiência. Revista Eletrônica Acevo Saúde, 2022e; 15(6): e10470.

5. ANJOS JSM, et al. Atuação do enfermeiro na promoção da saúde no contexto escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022d;15(6): e10345.

6. ANJOS JSM, et al. Consultas de Enfermagem com Alunos de um Centro de Ensino do Distrito Federal: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2022b; 18: e10143.

7. ANJOS JSM, et al. Educação em saúde mediante consultas de enfermagem na escola. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022g; 15(4): e10150.

8. ANJOS JSM, et al. Significado da Enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE) pós pandemia da Covid-19: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022a; 15(6): e10566.

9. BITENCOURT JVOV, et al. Nurse's protagonism in structuring and managing a specific unir for covid-19. Texto & Contexto Enfermagem, 2020; 29: e20200213.

10. BRAGA PP, et al. Tecnologia Educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares frente à pandemia da COVID-19. Escola Anna Nery, 2021; 25: e20210023.

11. CABRAL IE, et al. Diretrizes brasileiras e portuguesas de proteção à criança vulnerável à violência na pandemia de COVID-19. Escola Anna Nery, 2021; 25(spe): e20210045.

12. CASSIANI SHB, DIAS BM. Expansion of nurses ’roles, in the context of the SARS-CoV-2 pandemic, in primary and secondary schools. Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 74(6): e74suppl602.

13. CHARDAVOYNE P e OLYMPIA RP. School Nurses on the Front Lines of Healthcare: The Approach to a Student With Anxiety and Posttraumatic Stress Disorder. NASN Sch Nurse, 2021; 36(5): 258-263.

14. CHRISTOFFEL MM, et al. Children 's (in)visibility in social vulnerability and the impact of the novel coronavirus (COVID-19). Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73(2): e20200302.

15. DARDAS LA, et al. Adolescent mental health, COVID-19, and the value of school-community partnerships, 2021; 27(1):85-86.

16. DE ALENCAR ACI, et al. Ciranda entre Educação e Saúde: Aspectos da Saúde Mental do Adolescente em Contexto Escolar em Tempos de Pandemia. Saúde Coletiva, 2021; 11: 7007-7012.

17. FREITAS BHBM, et al. O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2021; 42(esp): e20200217.

18. GADAGNOTO TC, et al. Emotional consequences of the COVID-19 pandemic in adolescents: challenges to public health. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2022; 56: e20210424.

19. GOMES AD, et al. Emoções manifestadas por adolescentes escolares na pandemia do COVID-19. Research, Society and development, 2021; 10(3): e47110313179.

20. HENTZ MF, BARRIOS LC. Developing an Understanding of Adolescents' Knowledge, Attitudes, and Practices Toward COVID-19, 2020; 36(6): 430-441.

21. LEE LT, et al. A qualitative exploration of the experiences of school nurses during COVID-19 pandemic as the frontline primary health care professionals. Nursing outlook, 2021; 69(3): 399-408.

22. MACIEL EL, et al. Estudo da qualidade dos Dados do Painel COVID-19 para crianças, adolescentes e jovens, Espírito Santo – Brasil, 2020. Escola Anna Nery, 2021; 25 (spe): e20200509.

23. MEDEIROS ER, et al. Ações executadas no programa saúde na escola e seus fatores associados. Avanços em enfermagem, 2021; 39(2): 167-177.

24. NUNES MAC, et al. A importância da abordagem da saúde nas escolas após a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(8): e7877.

25. NUNES WB e ELTINK CF. Concepções sobre estresse segundo alunos do ensino médio de uma cidade de pequeno porte. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 2020; 1: 549-561.

26. O’SHEA ER, et al. Preparing for the Impact of COVID-19 on the Mental Health of Youth. NASN Sch Nurse, 2022; 37(2): 64–69.

27. OLIVEIRA APF, et al. Violência contra crianças e adolescentes e pandemia – Contexto e possibilidades para profissionais da educação. Escola Anna Nery, 2022; 26(spe): e20210250.

28. OLIVEIRA WA, et al. A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: scoping review. Cadernos de Saúde Pública, 2020; 36(8): e00150020.

29. PACHECO STA, et al. Recomendações para o cuidado à criança frente ao novo coronavírus. Cogitare enfermagem, 2020; 25: e73554.

30. SÁ NKCM, et al. Formação de acadêmicos de enfermagem para o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 44: e3093.

31. SEMPERTEGUI MYR, CORONEL IIC. Impacto psicológico de la pandemia del COVID 19 en niños. Revista de Psicologia, 2020; (Especial): 75-85.

32. SILVA AA, et al. Health promotion actions in the School Health Program in Ceará: nursing contributions. Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 74(1): e20190769.

33. SILVA NVM, et al. Health education with adolescents sexuality and STI prevention. Research, Society and Development, 2020; 9(8): e107985436.

34. SOUSA LMM, et al. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista investigação em enfermagem, 2017; 17(21): 17-26.

35. SOUZA JB, et al. Repercussões da pandemia de COVID-19 na perspectiva das crianças. Aquichan, 2020; 20(4): e2042.

36. SOUZA MT, et al. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein, 2010; 8(1): 102-106.

37. SZWARCWALD CL, et al. Associations of Sociodemographic Factors and Health Behaviors with the Emotional Well-Being of Adolescents during the COVID-19 Pandemic in Brazil. International journal of environmental research and public health, 2021; 18(11): 6160.

38. TEIXEIRA RAJ. Conhecimentos e atitudes dos adolescentes face à sexualidade em contexto escolar em tempo de pandemia COVID 19. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto Politécnico de Viseu, 2022; 204p.

39. VAZQUEZ DA, et al. Schoolless life and the mental health of public school students during the Covid-19 pandemic. SciELO prints, 2021.

40. WILLIAMS L, et al. Addressing Stress in High School Students During the COVID-19 Pandemic. NASN Sch Nurse, 2021; 36(4): 226-232.