A relevância da Enfermagem no contexto escolar durante o período de pandemia da Covid-19: uma revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Realizar um levantamento sobre as ações de enfermagem evidenciadas em ambiente escolar no período da pandemia da Covid-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados entre 2019 a 2022. Utilizou-se como questão norteadora: Como a Enfermagem atuou no período de pandemia da Covid-19 em ambiente escolar?. A pesquisa bibliográfica foi realizada em junho de 2022, sendo realizada buscas nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e PUBMED, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Serviços de enfermagem escolar, Covid-19, Serviços de saúde escolar, Enfermagem, Saúde do adolescente, realizando combinações com os termos com o uso do operador booleano “AND”. Resultados: Foram localizados 420 artigos, 4 excluídos devido a duplicidade e 395 por não atenderem aos critérios. Foram selecionados 26 para leitura do resumo e 11 artigos para leitura na íntegra, com amostra final de 11 artigos. Considerações finais: A enfermagem lidera o cuidado no espaço escolar, é capacitada para identificar e avaliar questões físicas e psicológicas, tornando-se desta forma importante no período da Covid-19.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANJOS JMS, et al. Relevância das intervenções de enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022c; 15(6): e10383.
3. ANJOS JSM et al. A importância do enfermeiro na promoção da saúde de adolescentes no âmbito escolar: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022f; 15(6): e10491.
4. ANJOS JSM, et al. A enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE): um relato de experiência. Revista Eletrônica Acevo Saúde, 2022e; 15(6): e10470.
5. ANJOS JSM, et al. Atuação do enfermeiro na promoção da saúde no contexto escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022d;15(6): e10345.
6. ANJOS JSM, et al. Consultas de Enfermagem com Alunos de um Centro de Ensino do Distrito Federal: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2022b; 18: e10143.
7. ANJOS JSM, et al. Educação em saúde mediante consultas de enfermagem na escola. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022g; 15(4): e10150.
8. ANJOS JSM, et al. Significado da Enfermagem no Programa de Saúde na Escola (PSE) pós pandemia da Covid-19: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022a; 15(6): e10566.
9. BITENCOURT JVOV, et al. Nurse's protagonism in structuring and managing a specific unir for covid-19. Texto & Contexto Enfermagem, 2020; 29: e20200213.
10. BRAGA PP, et al. Tecnologia Educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares frente à pandemia da COVID-19. Escola Anna Nery, 2021; 25: e20210023.
11. CABRAL IE, et al. Diretrizes brasileiras e portuguesas de proteção à criança vulnerável à violência na pandemia de COVID-19. Escola Anna Nery, 2021; 25(spe): e20210045.
12. CASSIANI SHB, DIAS BM. Expansion of nurses ’roles, in the context of the SARS-CoV-2 pandemic, in primary and secondary schools. Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 74(6): e74suppl602.
13. CHARDAVOYNE P e OLYMPIA RP. School Nurses on the Front Lines of Healthcare: The Approach to a Student With Anxiety and Posttraumatic Stress Disorder. NASN Sch Nurse, 2021; 36(5): 258-263.
14. CHRISTOFFEL MM, et al. Children 's (in)visibility in social vulnerability and the impact of the novel coronavirus (COVID-19). Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73(2): e20200302.
15. DARDAS LA, et al. Adolescent mental health, COVID-19, and the value of school-community partnerships, 2021; 27(1):85-86.
16. DE ALENCAR ACI, et al. Ciranda entre Educação e Saúde: Aspectos da Saúde Mental do Adolescente em Contexto Escolar em Tempos de Pandemia. Saúde Coletiva, 2021; 11: 7007-7012.
17. FREITAS BHBM, et al. O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2021; 42(esp): e20200217.
18. GADAGNOTO TC, et al. Emotional consequences of the COVID-19 pandemic in adolescents: challenges to public health. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2022; 56: e20210424.
19. GOMES AD, et al. Emoções manifestadas por adolescentes escolares na pandemia do COVID-19. Research, Society and development, 2021; 10(3): e47110313179.
20. HENTZ MF, BARRIOS LC. Developing an Understanding of Adolescents' Knowledge, Attitudes, and Practices Toward COVID-19, 2020; 36(6): 430-441.
21. LEE LT, et al. A qualitative exploration of the experiences of school nurses during COVID-19 pandemic as the frontline primary health care professionals. Nursing outlook, 2021; 69(3): 399-408.
22. MACIEL EL, et al. Estudo da qualidade dos Dados do Painel COVID-19 para crianças, adolescentes e jovens, Espírito Santo – Brasil, 2020. Escola Anna Nery, 2021; 25 (spe): e20200509.
23. MEDEIROS ER, et al. Ações executadas no programa saúde na escola e seus fatores associados. Avanços em enfermagem, 2021; 39(2): 167-177.
24. NUNES MAC, et al. A importância da abordagem da saúde nas escolas após a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(8): e7877.
25. NUNES WB e ELTINK CF. Concepções sobre estresse segundo alunos do ensino médio de uma cidade de pequeno porte. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 2020; 1: 549-561.
26. O’SHEA ER, et al. Preparing for the Impact of COVID-19 on the Mental Health of Youth. NASN Sch Nurse, 2022; 37(2): 64–69.
27. OLIVEIRA APF, et al. Violência contra crianças e adolescentes e pandemia – Contexto e possibilidades para profissionais da educação. Escola Anna Nery, 2022; 26(spe): e20210250.
28. OLIVEIRA WA, et al. A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: scoping review. Cadernos de Saúde Pública, 2020; 36(8): e00150020.
29. PACHECO STA, et al. Recomendações para o cuidado à criança frente ao novo coronavírus. Cogitare enfermagem, 2020; 25: e73554.
30. SÁ NKCM, et al. Formação de acadêmicos de enfermagem para o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 44: e3093.
31. SEMPERTEGUI MYR, CORONEL IIC. Impacto psicológico de la pandemia del COVID 19 en niños. Revista de Psicologia, 2020; (Especial): 75-85.
32. SILVA AA, et al. Health promotion actions in the School Health Program in Ceará: nursing contributions. Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 74(1): e20190769.
33. SILVA NVM, et al. Health education with adolescents sexuality and STI prevention. Research, Society and Development, 2020; 9(8): e107985436.
34. SOUSA LMM, et al. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Revista investigação em enfermagem, 2017; 17(21): 17-26.
35. SOUZA JB, et al. Repercussões da pandemia de COVID-19 na perspectiva das crianças. Aquichan, 2020; 20(4): e2042.
36. SOUZA MT, et al. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein, 2010; 8(1): 102-106.
37. SZWARCWALD CL, et al. Associations of Sociodemographic Factors and Health Behaviors with the Emotional Well-Being of Adolescents during the COVID-19 Pandemic in Brazil. International journal of environmental research and public health, 2021; 18(11): 6160.
38. TEIXEIRA RAJ. Conhecimentos e atitudes dos adolescentes face à sexualidade em contexto escolar em tempo de pandemia COVID 19. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Instituto Politécnico de Viseu, 2022; 204p.
39. VAZQUEZ DA, et al. Schoolless life and the mental health of public school students during the Covid-19 pandemic. SciELO prints, 2021.
40. WILLIAMS L, et al. Addressing Stress in High School Students During the COVID-19 Pandemic. NASN Sch Nurse, 2021; 36(4): 226-232.