Teatro de fantoches como estratégia lúdica para a promoção e prevenção à saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Apresentar o relato de experiência de profissionais que utilizaram os recursos do teatro de fantoches como estratégia lúdica na clínica de Psicologia. Relato de experiência: Para compor as apresentações do teatro de fantoches, foi selecionado pessoas dinâmicas, confeccionados os fantoches, construído o cenário e preparação dos roteiros. O teatro teve a duração de 40 minutos, com oito crianças a cada encontro de 3 à 10 anos, acompanhadas pelos pais. O espetáculo dispõe de alguns parâmetros de interação e comunicação, como as diferentes formas da linguagem, além de fornecer ensino-aprendizagem. A magia do teatro pode proporcionar a criança relacionar com sua própria realidade. Mostraram possibilidades de atuações lúdicas com embasamento científico e que forneça ensino-aprendizagem, além de ser um momento de descontração. Considerações finais: O teatro é apenas o primeiro passo para realização em ações de promoção e prevenção à saúde de maneira diferenciada, e que por meio dessa experiência possa estimular diferentes demandas a colocar em prática.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ALEXANDRE MCA. Teatro de fantoches: valioso recurso nas mãos do professor do Ensino fundamental. Revista: terra e cultura, 2022; 22(42): 71-84.
3. ANDREETA TE, et al. O brincar e a escola: um estudo sobre o lúdico no primeiro ano do ensino fundamental. Boletim - Academia Paulista de Psicologia, 2020; 40(98): 22-34.
4. ANJOS TO, et al. Teatro de fantoches como estímulo à leitura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(2): e5987.
5. BARBOSA RFM, et al. A complexidade do brincar na educação infantil: reflexões sobre as brincadeiras lúdico-agressivas. Journal of Physical Education, 2020; 31, e3156.
6. BRAGAGNOLLO GR. Intervenção educativa lúdica sobre parasitoses intestinais com escolares. Revista Brasileira de Enfermagem, 2019; 72(5): 1203-1210.
7. CARNEIRO KHL, et al. Teatro de fantoches: uma ferramenta lúdica para promoção de saúde de crianças. Encontro de Extensão, 2019; 4 (7): XXVIII.
8. COELHO HS, SILVA CAM. Atividades lúdicas: uma proposta para o ensino de inglês na educação infantil. Revista de Ciências Humanas, 2020; 20(1): 1-28.
9. COSTA AJ, et al. Teatro de fantoches como estratégia ao tema leishmaniose visceral no ensino fundamenta. Experiência em Ensino de Ciências, 2018; 13(3): 131-140.
10. COSTA TRM, et al. Aplicação do lúdico para o ensino de saúde na educação médica da cidade de Parnaíba, Piauí: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(11): e3833.
11. GESTEIRA ECR, et al. Projeto lúdico para crianças hospitalizadas: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(11): e4953.
12. JURDI APS, et al. Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, 2018; 22(65): 603-608.
13. KONFLANZ TL, et al. Potencialidades artísticas e científicas do teatro de fantoches no ambiente escolar. Revista Ciências & Ideias, 2019; 10(1): 40.
14. MACEDO ENO, et al. O uso de teatro como estratégia de promoção da saúde. Revista Extensão, 2022; 21(1): 96–103.
15. MELLO STT, COSTA-JUNIOR ÁL. Intervenções Não Farmacológicas em Crianças no Pré-Operatório: uma Revisão da Literatura. Revista Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), 2020; 23(1): 124-133.
16. MELO RZ, et al. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”. Pro-Posições, 2020; 31(1): 01-26.
17. MINEIRO M, D´ÁVILA C. Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação. Educação e Pesquisa, 2019; 45(1): e208494.
18. MOUTA AAN, et al. Saúde na escola: utilização do lúdico na educação básica para conscientização sobre a higienização pessoal e a prática da lavagem das mãos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; (50): e3222.
19. OTONHOTO LA, et al. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Construção Psicopedagógica, 2019; 27(28): 37-47.
20. PINHEIRO RD. Fantoches: reações e emoções de crianças na mediação da leitura e na interação com as histórias infantis. LUME: reportório digital, 2021; 1(1): 12-83.
21. ROCHA LRC. Variedades teatrais no teatro de variedades, SP. (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Instituto de Artes – IA, 2018; 19 p.
22. ROCHA LRS, MARQUES CA. Musicalization in early childhood education: a look beyond entertainment. In prints, 2021; 1(1): 1-19.
23. SANTOS FRS, et al. Teatro de fantoches como ferramenta lúdica na conscientização das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti ao Ensino Fundamental II. Conexão ComCiência, 2022; 2(1).
24. SILVA MAQ, et al. Educação em saúde no contexto da pré-escola: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 2020; 5: e5138.
25. SOUZA TRRS, et al. Floninha e sua turma: proposta de educação ambiental a partir do teatro de fantoches. Revista Geografia Literatura E Arte, 2020; 2(1): 36-49.