Impacto da pandemia da Covid-19 nas práticas de automedicação: um estudo descritivo com professores da rede pública de Pernambuco

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Deisielly Keila Barboza Alves
Elba Daniela Silva Barbosa
Mônica Maria Henrique dos Santos
Aline Dayse da Silva
Ítala Morgânia Farias da Nóbrega
Flávia Patrícia Morais de Medeiros
Dalmir Cavalcanti dos Santos
Maria Nelly Sobreira de Carvalho Barreto

Resumo

Objetivo: Investigar as práticas de automedicação durante a pandemia da Covid-19 entre professores da rede pública de ensino de uma cidade da região metropolitana de Recife-PE, assim como, discutir a respeito dos seus riscos para a saúde. Métodos: Estudo transversal, descritivo, quantitativo, realizado com professores, da Rede Municipal de Ensino, através de um questionário online. Os dados foram analisados aplicando-se porcentagem simples pelo programa Microsoft Excel e apresentado em tabelas e gráficos. Resultados: Dos 109 professores, vinculados a 53 das 104 escolas, 95,41%, afirmaram compreender o termo automedicação e 88,07% usavam ou já tinham utilizado algum medicamento por conta própria. Os principais motivos destacados foram: dores, no geral, e gripe ou alergias. Mais de 65% referiram que as informações transmitidas pela mídia, contribuíram para o uso de medicamentos. A maioria relatou possuir comorbidades e 31,19% afirmaram ter tomado algum medicamento para a Covid-19. Dentre eles a azitromicina se destacou em relação a automedicação. Conclusão: Os resultados encontrados demonstraram o impacto da automedicação, disseminada entre a população, nesse caso, representada pelos professores. Estudos dessa natureza são relevantes, especialmente em crises sanitárias como a pandemia da Covid-19.

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Como Citar
AlvesD. K. B., BarbosaE. D. S., SantosM. M. H. dos, SilvaA. D. da, Nóbrega Ítala M. F. da, MedeirosF. P. M. de, SantosD. C. dos, & BarretoM. N. S. de C. (2022). Impacto da pandemia da Covid-19 nas práticas de automedicação: um estudo descritivo com professores da rede pública de Pernambuco. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(8), e10744. https://doi.org/10.25248/reas.e10744.2022
Seção
Artigos Originais

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