Análise dos impactos da pandemia na saúde mental dos graduandos de uma universidade do interior de Pernambuco
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Tomar conhecimento acerca da correlação entre a pandemia por SARS-CoV-2 e a intensificação de transtornos mentais em decorrência do isolamento social dos discentes. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa, transversal, de cunho descritivo, sobre os impactos da COVID-19 na saúde mental, dando ênfase nos estudantes de curso superior de uma universidade em uma cidade do interior de Pernambuco. A análise das informações fora obtida através de um questionário eletrônico, utilizando a plataforma de Google Forms. Resultados: Foi respondido por 82 alunos que estavam entre o 5° e 10° período da graduação de Enfermagem. Diante dos dados obtidos, foi observado que a pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo considerável no que se refere ao aprendizado, uma vez que mais de 80% (84,1%) relataram impactos negativos no desempenho acadêmico (com a mudança das aulas presenciais para o ensino remoto) associadas as repercussões que a situação sanitária teve na saúde mental dos estudantes. Conclusão: As principais consequências foram vivenciadas no campo da saúde mental e do desempenho acadêmico destes, fazendo-se necessário apoio psicológico na rede educacional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BARROS MBA, et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2020; 29: e2020427.
3. BRASIL, Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico COE COVID-19, semana 17. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/covid-19/2020/boletim-epidemiologico-covid-19-no-17.pdf/view.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 036, de 11 de maio de 2020. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1163-recomendac-a-o-n-036-de-11-de-maio-de-2020.
5. BROOKS SK, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The lancet, 2020; 395(10227): 912-920.
6. CAMPÊLO BS, et al. Os Impactos da Pandemia na Saúde Mental de Estudantes de Ciências da Saúde. Diversitas Journal, 2022; 7(3).
7. DIAS IC, et al. Os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde mental da população. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2020; 30: e8218.
8. DUARTE MQ, et al. COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2020; 25(9): 3401-3411.
9. ESPERÓN JMT. Pesquisa quantitativa na ciência da enfermagem. Escola Anna Nery, 2017; 21(1).
10. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Recomendações gerais: Saúde mental e Atenção Psicossocial na Pandemia Covid-19, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1087531.
11. GUNDIM VA, et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de covid-19. Rev. Baiana enferm., 2021; 35: 37293.
12. GUSSO HL, et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 2020; 41.
13. HAN B-C. Sociedade do Cansaço. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2017; 76p.
14. JANTARA RD, et al. Isolamento social e solidão em estudantes de enfermagem no contexto da pandemia COVID-19. Revista Enfermagem UERJ, 2022; 30(1): e63609.
15. MAIA BR; DIAS PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, 2020; 37.
16. MALTA DC, et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, Epidemiol. Serv. Saúde, 2020; 29(4): e2020407.
17. PEREIRA MD, et al. The COVID-19 pandemic, social isolation, consequences on mental health and coping strategies: na integrative review. Research, Society and Development, 2020; 9(7): e652974548.
18. PEREIRA FEL, et al. Estresse, depressão e a relação com o “coping” em acadêmicos de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 55: e4077.
19. RAY ME, et al. Quantitative and Qualitative Factors Associated with Social Isolation Among Graduate and Professional Health Science Students. American Journal of Pharmaceutical Education, 2019; 83(7): 6983.
20. RODRIGUES BB, et al. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde Mental dos Universitários e Educação Médica na Pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med., 2020; 44(01): e149.
21. SILVA CM, et al. COVID-19 pandemic, emergency remote teaching and Nursing Now: challenges for nursing education. Rev. Gaúcha Enferm., 2021; 42: e20200248.
22. UNESCO. Coalizão Global de Educação 2020. Disponível em: HTTPS://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/globalcoalition.
23. VASCONCELOS SE, et al. Impactos de uma pandemia na saúde mental: analisando o efeito causado pelo COVID-19. Rev. Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(12): e5168.