Autoscopia no contexto pedagógico: percepção dos acadêmicos de Medicina sobre a relação médico-paciente

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vivaldo Gemaque de Almeida
Edna Ferreira Coelho Galvão

Resumo

Objetivo: Verificar as impressões dos acadêmicos de medicina quanto à relação médico-paciente antes e após a realização da autoscopia. Métodos: Foi realizado um estudo multimétodos, com utilização do software Iramuteq para auxilio na categorização dos vocábulos emitidos pelos estudantes de Medicina. Seguiu-se com o emprego da análise de conteúdo. Resultados: Argumentos para a proposição de inclusão da autoscopia dentro das atividades de um curso de graduação em medicina se configura como um dos mais importantes resultados do presente estudo. Entretanto, sua maior conquista já pode ter ocorrido, uma vez que confrontou cada um dos participantes com o seu próprio fazer profissional. Conclusão: Num momento de valorização da prática médica mais humanizada, com enfoque na abordagem centrada na pessoa, a utilização de metodologias ativas e ferramentas pedagógicas como a autoscopia em ambiente de atenção básica parece favorecer a construção de profissionais mais aptos para atuarem nos mais variados contextos de atenção à saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de AlmeidaV. G., & Coelho GalvãoE. F. (2019). Autoscopia no contexto pedagógico: percepção dos acadêmicos de Medicina sobre a relação médico-paciente. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (32), e1101. https://doi.org/10.25248/reas.e1101.2019
Seção
Artigos Originais