Elaboração de folder educativo sobre cateterismo vesical intermitente após lesão medular: um relato de experiência

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Renan Joseph de Moraes Custódio
Daniela Silva Mitsumori
Emanuel Silva dos Santos
Éverton Fernandes de Araújo
Maria Eduarda Justino Ferreira
Railine Tamise Ribeiro Mendes
Elaine Silva de Oliveira
Daniela Martins Bittes

Resumo

Objetivo: Descrever a elaboração de um folder educativo sobre cateterismo vesical intermitente para pacientes com bexiga neurogênica após lesão medular. Relato de experiência: Estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência a partir das vivências de seis residentes de enfermagem em um hospital referência para reabilitação em Brasília, Distrito Federal. O estudo foi conduzido com base na Metodologia da Problematização utilizando o Arco de Maguerez. O produto final da intervenção consistiu na elaboração de um folder educativo e um momento de educação em saúde à beira leito com os pacientes e seus respectivos acompanhantes. Considerações finais: A adaptação à nova realidade após uma lesão medular é repleta de desafios, uma vez que essa condição pode afetar diferentes domínios da vida dos indivíduos acometidos e de seus familiares. O desenvolvimento de materiais educativos como o folder abordado neste estudo tem o potencial de amenizar algumas dessas dificuldades e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

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Como Citar
CustódioR. J. de M., MitsumoriD. S., SantosE. S. dos, Araújo Éverton F. de, FerreiraM. E. J., MendesR. T. R., OliveiraE. S. de, & BittesD. M. (2022). Elaboração de folder educativo sobre cateterismo vesical intermitente após lesão medular: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(9), e11029. https://doi.org/10.25248/reas.e11029.2022
Seção
Relatos de Experiência

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