Elaboração de folder educativo sobre cateterismo vesical intermitente após lesão medular: um relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Descrever a elaboração de um folder educativo sobre cateterismo vesical intermitente para pacientes com bexiga neurogênica após lesão medular. Relato de experiência: Estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência a partir das vivências de seis residentes de enfermagem em um hospital referência para reabilitação em Brasília, Distrito Federal. O estudo foi conduzido com base na Metodologia da Problematização utilizando o Arco de Maguerez. O produto final da intervenção consistiu na elaboração de um folder educativo e um momento de educação em saúde à beira leito com os pacientes e seus respectivos acompanhantes. Considerações finais: A adaptação à nova realidade após uma lesão medular é repleta de desafios, uma vez que essa condição pode afetar diferentes domínios da vida dos indivíduos acometidos e de seus familiares. O desenvolvimento de materiais educativos como o folder abordado neste estudo tem o potencial de amenizar algumas dessas dificuldades e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
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