Autoestima de mães universitárias no ambiente acadêmico
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Resumo
Objetivo: Identificar o nível de autoestima das mães universitárias dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior do interior do estado do Rio Grande do Sul. Métodos: Pesquisa quantitativa, desenvolvida com 31 estudantes de graduação que possuíam filhos de até dois anos de idade, realizada em uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário de caracterização e da Escala de Autoestima de Rosenberg. Os dados foram organizados no programa Epi-info® (versão 7.2.3). A análise ocorreu por meio de estatística descritiva no programa estatístico R. Resultados: A maioria das mães universitárias eram brancas, na faixa etária dos 20 aos 29 anos, possuía companheiro e um filho. Nos resultados acadêmicos, 22 nunca trancaram o curso e 28 não receberam nenhum tipo de assistência estudantil. Essas mulheres não participavam de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em relação à autoestima, 21 mães universitárias possuem uma autoestima moderada. Conclusão: Concluiu-se que as mães universitárias enfrentam duros desafios para conciliar estudos e demandas maternas, gerando estresse, autoestima baixa, falta de ânimo para conclusão do curso.
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