Autoestima de mães universitárias no ambiente acadêmico

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Victória de Quadros Severo Maciel
Graciela Dutra Sehnem
Jaquiele Jaciara Kegler
Fernanda Duarte Siqueira
Silvana Bastos Cogo
Denise Comin Silva Almeida
Giovana Batistella de Mello
Leandro da Silva de Medeiros
Gicelle Moraes Martelli
Giana da Rosa Beltrame

Resumo

Objetivo: Identificar o nível de autoestima das mães universitárias dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior do interior do estado do Rio Grande do Sul. Métodos: Pesquisa quantitativa, desenvolvida com 31 estudantes de graduação que possuíam filhos de até dois anos de idade, realizada em uma Instituição de Ensino Superior. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário de caracterização e da Escala de Autoestima de Rosenberg. Os dados foram organizados no programa Epi-info® (versão 7.2.3). A análise ocorreu por meio de estatística descritiva no programa estatístico R. Resultados: A maioria das mães universitárias eram brancas, na faixa etária dos 20 aos 29 anos, possuía companheiro e um filho. Nos resultados acadêmicos, 22 nunca trancaram o curso e 28 não receberam nenhum tipo de assistência estudantil. Essas mulheres não participavam de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em relação à autoestima, 21 mães universitárias possuem uma autoestima moderada. Conclusão: Concluiu-se que as mães universitárias enfrentam duros desafios para conciliar estudos e demandas maternas, gerando estresse, autoestima baixa, falta de ânimo para conclusão do curso.

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Como Citar
MacielV. de Q. S., SehnemG. D., KeglerJ. J., SiqueiraF. D., CogoS. B., AlmeidaD. C. S., MelloG. B. de, MedeirosL. da S. de, MartelliG. M., & BeltrameG. da R. (2022). Autoestima de mães universitárias no ambiente acadêmico. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(10), e11032. https://doi.org/10.25248/reas.e11032.2022
Seção
Artigos Originais

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