Produção de Podcast sobre temas de Enfermagem
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência do processo de produção de podcast como recurso educacional e para formação em Enfermagem, utilizando roteirização. Relato de experiência: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, sobre processo de roteirização de podcast, executado a partir do método de Aprendizagem Baseada em Projetos, no período de agosto de 2020 e julho de 2021 em uma universidade da região norte do Brasil com estudantes de um curso de Enfermagem e por meio de projeto de extensão universitária direcionado a inserção de tecnologias de comunicação e informação na formação. Foram construídos 27 roteiros, sendo 11 de comunicações científicas treinadas em programas de áudio-visual e aplicativos, 16 competências educacionais e para formação em Enfermagem abordadas nos podcasts produzidos. Considerações finais: Aponta-se que a produção de podcast apresenta-se como um recurso que envolve criação e protagonismo, em virtude dos processos que abrangem o desenvolvimento de competências transversais como destaque para a comunicação, sendo a sua roteirização potencialmente mediadora de processos de aprendizagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ASTUDILLO MV, MARTÍN-GARCÍA AV. Teoria da atividade: Fundamento para estudo e desenho do Blended Learning. Cad Pesqui, 2020; 50(176): 515-33.
3. BARATA G, et al. O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros. In: 6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. Rio de Janeiro: UFRJ; 2018; 822p.
4. BATISTELE MCB, et al. O uso de textos de divulgação científica em atividades didáticas: uma revisão. Rev Bras Ensino Ciênc Tecnol, 2018; 11(3): 182-210.
5. BERTO EF, GREGGIO S. As potencialidades do gênero podcast no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de compreensão oral na aprendizagem de língua inglesa. Ilha do Desterro, 2021; 74(3): 183-203.
6. CARSON R, SOBOLEWSKI B. Responsive Podcast Curriculum Development for Asynchronous Nurse Practitioner Students. The Journal for Nurse Practitioners, 2022; 18(7): 735-56.
7. EDUARDHA ECP, et al. O uso do podcast como ferramenta de divulgação científica, 2020; 11(3).
8. ERDMANN AL. Doutorado Profissional e novos desafios na produção e transferência de conhecimento na área de enfermagem. Rev Baiana Enferm, 2019; 33: 338-93.
9. FREIRE EPA. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação Tese de doutorado (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013; 338 p
10. GARCIAI M, et al. Percepção do discente de enfermagem na construção do seu conhecimento no contexto da metodologia ativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2018; 11(2): e127.
11. GODINHO MLC, et al. Processo formativo de enfermeiros: visão de egressos sobre prática e inserção no mundo do trabalho. Rev Min Enferm., 2021; 25: 1357.
12. MACEDO KDS, et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm., 2018; 22(3).
13. MANSUR V, et al. Da publicação acadêmica à divulgação científica. Cad Saúde Pública, 2022; 37(7).
14. MOURA GMSS, OLSCHOWSKY A. Comunicação da produção científica e visibilidade do conhecimento na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm, 2017; 38(1) :731-95.
15. NAVAS ALGP, et al. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. CoDAS, 2020; 32(2).
16. NORONHA AL, OLIVEIRA HV. Cobertores, microfones e roteiros: a experiência do podcast Mundo na Sala de Aula. R@U, 2021; 13(1): 217-35.
17. OLIVEIRA SL, et al. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de Ensino, 2020; 34(67): 764–85.
18. PARREIRAS C, LACERDA P. Tecnologia, educação e divulgação científica em antropologia: Usos, consumos e produção de podcasts. Novos Debates, 2021; 7(1).
19. PINHEIRO EB. Podcast e Acessibilidade. GEMInIS, 2020; 11(2): 45-66.
20. PINHEIRO FILHO I. Educação e Tecnologia: O Uso de Recursos Inovadores no Processo de Ensino-Aprendizagem. Rev psicol, 2020; 14(51): 1008-20.
21. REHFELDT MJH, SILVA MS. Podcast como recurso de aprendizagem: Um elo entre as mídias digitais, a aprendizagem significativa e o educar pela pesquisa. Re-vista, 2019; 26(Esp.): 1171-94.
22. ROSÁRIO CC, et al. A experiência na construção de uma cartilha multimídia sobre tuberculose a partir de competências culturais. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(10): e8801.
23. ROZA JCD, et al. Blended Learning: Revisão Sistemática da Literatura em Periódicos Científicos Internacionais (2015 - 2018). Educ Rev, 2020; 36: 223-402.
24. SANTOS T, SÁ RA. O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais. Educar em Revista, 2021; 37.
25. SILVA JÚNIOR E, et al. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia, 2020; 5(2).
26. SOUZA FILHO ZA, et al. Nursing care for the Amazon population: knowledge production and human resource development. Rev Bras Enferm, 2022; 75(Suppl 2).
27. TELES TPZ, OLIVEIRA JRS. O Uso de textos de divulgação científica na educação em saúde: uma revisão de atividades didáticas. Ensino, Saúde Ambiente, 2021; 13(3): 01-20.
28. WANDERLEY TPS, et al. Docência em saúde: tempo de novas tecnologias da informação e comunicação. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, 2018; 12(4): 488-501.
29. WEBB L, et al. The utility and impact of information communication technology (ICT) for pre-registration nurse education: A narrative synthesis systematic review. Nurse Education Today, 2017; 48: 160-71.