Contribuição das Ligas Acadêmicas na formação dos futuros profissionais enfermeiros: uma revisão integrativa

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Jussara Soares Marques dos Anjos
Amanda Saturnino Leite
Andressa Michele da Silva Barbosa
Beatriz Rocha Melo
Débora Cristina Alves Nunes
Gabrielle Braz Pereira Correia
Mellysa da Silva Oliveira
Stephanea Marcelle Boaventura Soares
Thaís Helena da Costa Corrêa
Yasmim Martins Pinheiro da Silva

Resumo

Objetivo: Descrever quais são as contribuições das Ligas Acadêmicas para a formação dos futuros profissionais de enfermagem. Métodos: Revisão integrativa da literatura do período de 2017 a 2022. Utilizou-se como questão norteadora da pesquisa: Como as Ligas Acadêmicas contribuem para a formação dos futuros profissionais de enfermagem? O levantamento bibliográfico ocorreu no período de janeiro a maio de 2022, sendo realizadas buscas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE, Public Knowledge Project e Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Acervo+ Index base, por meio de termos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Educação em Enfermagem, Extensão, Ensino e Liga Acadêmica com utilização do operador booleano AND. Resultados: Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 250 artigos. Destes foram excluídos 14 artigos devido a duplicidade e 235 por não atender os critérios. Foram selecionados 45 para leitura do resumo e 22 artigos para leitura na íntegra, com amostra final de 19 artigos, esquematizados em tabelas, fluxograma e quadro. Considerações finais: Embora os estudos demonstrassem a relevância das Ligas Acadêmicas no curso da Enfermagem, observou-se uma predominância acentuada na quantidade de Ligas do curso de medicina respectivamente com a quantidade de produção científica.

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Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, LeiteA. S., BarbosaA. M. da S., MeloB. R., NunesD. C. A., CorreiaG. B. P., OliveiraM. da S., SoaresS. M. B., CorrêaT. H. da C., & SilvaY. M. P. da. (2022). Contribuição das Ligas Acadêmicas na formação dos futuros profissionais enfermeiros: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(11), e11085. https://doi.org/10.25248/reas.e11085.2022
Seção
Revisão Bibliográfica

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