Metodologias ativas no processo de educação permanente: experiência do Curso Especialização em Saúde Pública

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Leila Auxiliadora José de Sant' Ana
Eliane Barbosa Jerônimo

Resumo

Objetivo: Analisar os resultados do Curso de Especialização em Saúde Pública, na prática profissional dos egressos dos anos 2016 e 2017 da Escola de Saúde Pública do Mato Grosso. Métodos: Pesquisa qualitativa, desenvolvida com egressos do curso de pós-graduação em Saúde Pública, de forma avaliativa, utilizou-se do questionário estruturado em variáveis socioeconômicas, práticas profissionais e, resultados do curso. Participaram da pesquisa egressos certificados das turmas ofertadas; que aceitaram participar voluntariamente e concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: A maioria é mulher (81,25%), formação em enfermagem (31,25%), Serviço Social (18,74%), Odontologia (15,62%) e com outra pós-graduação (59,38%), trabalha em órgãos municipais e estadual (59,09%), continua na mesma função (56,24%), não atua com o mesmo gestor (90,62%) e nem mesma equipe (59,37%). Considerações finais: O estudo mostrou que, embora com outra pós-graduação, os profissionais mostraram interesse na saúde pública. A metodologia do curso se dá na relação ensino-serviço, direcionado às reflexões e ações das necessidades locais, proporcionando contribuições para melhoria dos processos de trabalho no fazer e atitude professional.  O estudo poderá subsidiar no processo de avaliação, de propostas e estratégias na implementação da política de educação permanente no Mato Grosso

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Como Citar
Sant’ AnaL. A. J. de, & JerônimoE. B. (2022). Metodologias ativas no processo de educação permanente: experiência do Curso Especialização em Saúde Pública. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(11), e11099. https://doi.org/10.25248/reas.e11099.2022
Seção
Artigos Originais

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