Educação em saúde bucal em um Centro de Atendimento aos Surdos na região Norte do Brasil: Relato de experiência
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Resumo
Objetivo: Relatar as experiências de um projeto de extensão, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) de uma universidade federal, voltado para educação em saúde bucal em um Centro de Atendimento aos Surdos (CAS) na Região Norte do Brasil. Relato de Experiência: O público-alvo das atividades foram alunos surdos, pais/responsáveis, funcionários e professores que frequentaram o CAS, em Belém-PA, no período de 2017 a 2019. A educação em saúde bucal se deu por meio de palestras educativas com temas de Odontologia. Para concretização do processo de inclusão, o centro disponibilizou professores da instituição para interpretação dos conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O público-alvo apresentou entendimento sobre os assuntos discutidos. Todavia, percebeu-se que a comunidade surda desconhecia sobre algumas temáticas debatidas, como o uso do correto do fio dental e escova. Relatos de dificuldades ao procurar serviços odontológicos em virtude dos entraves de comunicação com os dentistas, foram mencionados pelos surdos. Considerações finais: Ratificamos a importância de atividades com fins educativos e preventivos, por meio de técnicas adaptadas e inclusivas, que possam estimular o autocuidado da pessoa com surdez para com sua saúde geral e oral.
Palavras-chaves: Odontologia, Educação em Saúde Bucal, Língua de Sinais, Promoção da Saúde, Surdez.
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