Formação em ensino superior e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão narrativa da literatura
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender o processo de inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior. Revisão Bibliográfica: De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2016 apenas 0,45% do total de 8 milhões de matrículas no ensino superior são de alunos com deficiência. Assim, quando o objetivo é trazer inclusão para os alunos nas instituições de ensino superior, algumas medidas devem ser adotadas no meio acadêmico, sendo a primeira delas é a adaptação do espaço físico para os alunos autistas. Além disso, as instituições devem alinhar as metodologias aplicadas aos alunos, para que os mesmo consigam seguir uma rotina, já que isso é tão importante para o autista. Ademais, percebe se a necessidade de implementar a formação pedagógicas desses profissionais que iram ter contato com alunos com autismo. Com o objetivo de levar em consideração as dificuldades e necessidades apresentadas pelos alunos, mas sem colocar de lado o rigor acadêmico. Considerações finais: Com isso, é necessário que as instituições de ensino superior de preparem para receber pessoas com autismo, desde a parte de estruturação física até a capacitação dos profissionais para que estejam capacitados para receberem os alunos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ARAÚJO LMM, et al. A história de vida de uma criança com Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico, escolarização e processos de inclusão. Conjecturas, 2022; 22(8): 1077-1091.
3. ARTES A e UNBEHAUM S. As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira. Educação e Pesquisa, 2021; 47(4).
4. BEZERRA MF, PANTONI RP. Formação docente para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 2022; 8: e182622.
5. BARQUERO DD. El Trastorno del Espectro Autista (TEA) y el uso de las Tecnologías de la información y comunicación (TIC). International Journal of New Education, 2019; 2(2).
6. BARBOSA FA e SOUZA IRCS. Educação especial no município de Naviraí-MS: história, desdobramentos e desafios para a inclusão escolar. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 2019; 21(2): 314-333.
7. CUMIM J e MÄDER BJ. Espaço que a criança e adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista ocupa na rede de atenção psicossocial: revisão integrativa da literatura. Psicologia Revista, 2020; 29(2): 404-421.
8. CÔRTES MSM e ALBUQUERQUE AR. Contribuições para o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista: de Kanner ao DSM-V. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, 2020; 3(7): 864-880.
9. COSTA WCP, et al. O Transtorno de Espectro Autista e a Educação Inclusiva sob a perspectiva de docentes em duas escolas de Belém no estado do Pará. Research, Society and Development, 2022; 11(10): 518111033275-518111033275.
10. FREITAS ACBU, et al. Transtorno do espectro autista: caminhos para o diagnóstico. Caderno Discente, 2022; 7(1): 12-18.
11. FAM AEO, et al. O brincar no espaço escolar como estratégia de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Research, Society and Development, 2021; 10(6): 49010615912-49010615912.
12. FEIFER GP, et al. Cuidados de enfermagem a pessoa com transtorno do espectro autista: revisão de literatura. Revista uningá, 2020; 57(3): 60-70.
13. GOMES G e MATESCO E. Um estudo sobre a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na aula de matemática. Revista de Educação Matemática, 2018; 15(20): 503-522.
14. GADELHA HS, et al. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência: modificações no código civil e conquistas sociais. Research, Society and Development, 2022; 11(2): 35011225444-350112254404.
15. LAZZARINI FS e ELIAS NC. História Social e Autismo: uma Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 2022; 28(4).
16. MORETT FA e HÜBNER MMC. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional? Revista Psicopedagogia, 2017; 34(105): 258-267.
17. MARTÍNEZ MM, et al. Resiliencia materna: recuperación de una historia de resistencia ante el diagnóstico del Trastorno del Espectro Autista (TEA). Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 2020; 8(5).
18. MAIA J, et al. Alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: relatos de professores de educação física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, 2020; 21(1).
19. OLIVEIRA FL. Autismo e inclusão escolar: os desafios da inclusão do aluno autista. Revista Educação Pública, 2020; 20(34).
20. OLIVEIRA AFTM e ABREU TF. A percepção do aluno com transtorno do espectro autista sobre o processo de inclusão na Universidade Federal de Goiás (UFG). Revista Diálogos e Perspectivas em educação especial, 2019; 6(2): 59-76.
21. OLIVEIRA EM, et al. O impacto da psicomotricidade no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 34: e1369.
22. PINTO RZ, et al. Suporte educacional à inclusão de estudante com transtorno do espectro autista: atendimento educacional especializado na visão dos docentes. Educação: Teoria e Prática, 2022; 32(25): 27-27.
23. RAMOS PCS e FERREIRA MLS. Autismo, escola e inclusão: uma experiência exitosa em Jaboatão dos Guararapes. Revista Semana Pedagógica, 2019; 1(1).
24. REMEDIO JÁ e ALVES ALR. Direito à educação da pessoa com transtorno do espectro autista: obstáculos à sua efetivação. Espaço Jurídico Journal of Law, 2021; 8: 1-28.
25. SANTOS SO. Narrativas sobre os desafios de mães com filhos autistas. Revista Velho Chico, 2021; 1(2): 26-41.
26. SILVA TC, et al. Assistência de enfermagem à crianças com transtorno do espectro autista. Estudos Avançados sobre Saúde e Natureza, 2021; 1(3).
27. SILVA GM. A inclusão de autista nas salas de aulas normais: desafios e possíveis maneiras de vencê-los. Revista Caparaó, 2019; 1(1): 6-6.
28. SILVA MFA, et al. Meditações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a inclusão escolar. Research, Society and Development, 2022; 11(1): 36011124835-36011124835.
29. SILVA FM e LAPEDRA ATF. A expansão de casos de ensino no brasil: uma análise bibliométrica de periódicos e eventos científicos entre os anos de 2007-2018. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, 2021; 12(1).
30. SILVA LB, et al. Transtorno do Espectro Autista na Educação Superior: perspectivas e desafios evidenciados por docentes universitários no processo de ensino-aprendizagem. Conhecimento & Diversidade, 2021; 13(30): 171-191.
31. VIANA ACV, et al. Autismo. Saúde Dinâmica, 2020; 2(3): 1-18.