Conhecimento de professores e funcionários da Educação Básica sobre primeiros socorros em ambiente escolar

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Andrei Pompeu Antunes
Silvana Bastos Cogo
Ariele Priebe Reisdorfer
Vanúzia Sari
Aline Gomes Ilha
Graciela Dutra Sehnem
Elisabeta Albertina Nietsche
Graziele de Lima Dalmolin
Elise de Fátima Rodrigues Dias
Márcio Rossato Badke

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de professores e funcionários atuantes na Educação Básica da rede municipal da Quarta Colônia de Imigração Italiana do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, sobre primeiros socorros em ambiente escolar, após capacitação exigida pela Lei Lucas. Métodos: Estudo transversal, do tipo survey. Participaram 50 professores e 22 funcionários de 25 escolas. Os dados foram coletados de agosto a outubro de 2020, por meio de questionário online via Google Formulários, enviado por e-mail. Na análise, empregou-se a estatística descritiva. Resultados: Houve média de 62,93 acertos, o que correspondeu a 87,4%. Os maiores índices referiram-se às questões sobre a conduta da escola após situação de urgência e emergência (100%) e identificação de obstrução de via aérea (98,6%). Conclusão: A capacitação foi benéfica para o conhecimento de professores e funcionários sobre primeiros socorros em ambiente escolar, havendo significativa retenção de conhecimento cerca de um ano após a sua ocorrência.

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Como Citar
AntunesA. P., CogoS. B., ReisdorferA. P., SariV., IlhaA. G., SehnemG. D., NietscheE. A., DalmolinG. de L., DiasE. de F. R., & BadkeM. R. (2022). Conhecimento de professores e funcionários da Educação Básica sobre primeiros socorros em ambiente escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(11), e11224. https://doi.org/10.25248/reas.e11224.2022
Seção
Artigos Originais

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