Conhecimento de professores e funcionários da Educação Básica sobre primeiros socorros em ambiente escolar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento de professores e funcionários atuantes na Educação Básica da rede municipal da Quarta Colônia de Imigração Italiana do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, sobre primeiros socorros em ambiente escolar, após capacitação exigida pela Lei Lucas. Métodos: Estudo transversal, do tipo survey. Participaram 50 professores e 22 funcionários de 25 escolas. Os dados foram coletados de agosto a outubro de 2020, por meio de questionário online via Google Formulários, enviado por e-mail. Na análise, empregou-se a estatística descritiva. Resultados: Houve média de 62,93 acertos, o que correspondeu a 87,4%. Os maiores índices referiram-se às questões sobre a conduta da escola após situação de urgência e emergência (100%) e identificação de obstrução de via aérea (98,6%). Conclusão: A capacitação foi benéfica para o conhecimento de professores e funcionários sobre primeiros socorros em ambiente escolar, havendo significativa retenção de conhecimento cerca de um ano após a sua ocorrência.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ARAÚJO AR, et al. Accident prevention in a day care center: experience with parents, teachers and pre-school children. Rev. Enferm. UFPE online, 2017; 11(suppl 4): 1671-8.
3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EPILEPSIA (ABE). 2017. Epilepsia: Causas, sintomas e primeiros socorros. Disponível em: https://epilepsiabrasil.org.br/duvidas-frequentes. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
4. BRASIL. Diário Oficial da União. 2018 Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Institui a Lei 13.722. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/44100850/do1-2018-10-05-lei-n-13-722-de-4-de-outubro-de-2018-44100725. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
5. BRASIL. Ministério da Educação. 2015. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
6. BRASIL. Ministério da Saúde. 2016. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
7. BRASIL. Ministério da Saúde. 2017. Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA): 2013 e 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/viva_vigilancia_violencia_acidentes_2013_2014.pdf. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
8. BRASIL. Ministério da Saúde. 2019. Informações de saúde. Óbitos p/Ocorrênc segundo Capítulo CID-10. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
9. BRITO JG, et al. Effect of first aid training on teams from special education schools. Rev Bras Enferm, 2020; 73(suppl 2); e20180288.
10. CABRAL EV, OLIVEIRA MFA. First aid at school: teacher knowledge. Rev Práxis Online, 2019; 11(suppl 22); 97-106.
11. CALANDRIM LF, et al. First aid at school: teacher and staff training. Rev Rene Online), 2017; 18(suppl 3): 292-9.
12. CASTRO JA, et al. O conhecimento e a importância dos primeiros socorros para professores e funcionários em uma instituição de ensino federal do Rio de Janeiro. Debates em Educação, Maceió, 2019; 11(25): 254-270.
13. FERREIRA KJ, et al. Atuação do enfermeiro como educador em saúde de primeiros socorros em escola de ensino infantil. Publicatio UEPG: Ciências Biológicas e da Saúde, 2019; 25(suppl 1): 37-49.
14. GALINDO NNM, et al. First aid in schools: construction and validation of an educational booklet for teachers. Acta Paul. Enferm. Online, 2017; 30(suppl 1): 87-93.
15. GALINDO NNM, et al. Teachers’ experiences about first aid at school. Revista Brasileira de Enfermagem, 2018; 71(suppl 4): 1678-84.
16. GROSS V, et al. Factors associated with the care of children and adolescents for external causes in emergency servisse]. Texto & contexto enferm, 2021; 30: e20200337.
17. ILHA AG, et al. Educational actions on first aid for early childhood education teachers: a quasi-experimental study. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2021; 55: e20210025.
18. ISSACK AM, et al. Assessment of knowledge, attitude and practice on first aid management of choking and associated factors among kindergarten teachers in Addis Ababa governmental schools, Addis Ababa, Ethiopia. A cross-sectional institution-based study. PLos ONE, 2021; 16(suppl 7): e0255331.
19. JOSEPH N, et al. Awareness, attitudes and practices of first aid among school teachers in Mangalore, south India. Journal of primary health care, 2015; 7(suppl 4): 274-81.
20. LI F, et al. Effects of pediatric first aid training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. BMC pediatrics, 2014; 14: 209.
21. LI F, et al. Effects of three different first-aid training methods on knowledge retention of caregivers and teachers: a randomized and longitudinal cohort study in China. Public Health, 2020; 178: 97-104.
22. LIMA PA, et al. First aid as an object of health education for municipal school professionals. Revista de enfermagem da UFSM, 2021; 11(e10): 1-16.
23. LUCKIE K, et al. Impact of scenario based training on asthma first aid knowledge and skills in school staff: an open label, three-arm, parallel-group repeated measures study]. Journal of Asthma, 2019; 56(suppl 9): 973-84.
24. OLIVEIRA MOR, et al. Análise da qualidade dos artigos científicos da área de marketing publicados no Brasil: as pesquisas survey na década de 2000. Revista Eletrônica de Administração, 2017; 23(suppl 1): 54-87.
25. PEREIRA JP, et al. Educação em saúde: efetividade de uma capacitação para equipe do ensino infantil sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Revista Brasileira Multidisciplinar, 2020; 23: 17-25.
26. SILVA LGS, et al. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Revista Enfermagem em Foco, 2017; 8(suppl 3): 25-29.
27. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Departamento Científico de Saúde Escolar. Uso criterioso de medicamentos na creche e na escola. 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19687bRecom__Medicam_na_Creche_e_Escola.pdf. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
28. TONY ACC, et al. Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2020; 28: e3340.
29. WORKNEH BS, et al. Determinants of knowledge, attitude, and practice towards first aid among kindergarten and elementary school teachers in Gondar city, Northwest Ethiopia. BMC Emergency Medicine, 2021; 21: 73.
30. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). 2008. World report on child injury prevention. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43851/9789241563574_eng.pdf?sequence=1. Acessado em: 5 de setembro de 2022.
31. ZONTA JB, et al. Self-confidence in the management of health complications at school: contributions of the in situ simulation. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2019; 27: e3174.