Prevenção da violência infantil por intermédio da atuação da enfermagem em ambiente escolar

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Jussara Soares Marques dos Anjos
Bárbara Luiza Guedes de Souza Viana
Evailton Paulo da Silva Júnior
Gabriela Santana Melo
Paloma Silva Rocha
Veida Carvalho Lopes
Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira
Lucivane Júlia de Queiroz
Pablo Randel Rodrigues Gomes
Paulo Wuesley Barbosa Bomtempo

Resumo

Objetivo: Descrever as estratégias utilizadas pela enfermagem na prevenção da violência infantil em ambiente escolar. Relato de experiência: Foram realizadas consultas de enfermagem em conformidade com o Caderno de Atenção Básica nº 24 que se refere ao Programa Saúde na Escola (PSE). As consultas foram dirigidas por acadêmicos de enfermagem em fase final de estágio supervisionado I de um centro universitário privado em uma escola do Distrito Federal. Durante os atendimentos foram realizados avaliação clínica e psicossocial, verificação dos sinais vitais, monitoramento, notificações e levantamento de orientações escolares, aferição dos dados antropométricos de peso e altura, avaliação o Índice de Massa Corporal (IMC) de alunos, em amostra de indivíduos não especificada, preservando sua integridade e segurança. Considerações finais: O PSE, por vezes, é a única oportunidade que as crianças possuem de passar por um diagnóstico por meio de um roteiro pré-elaborado pela equipe de saúde na escola. Neste sentido, a equipe de enfermagem faz o diagnóstico de indícios de violência ativa e formas de negligência.

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Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, VianaB. L. G. de S., JúniorE. P. da S., MeloG. S., RochaP. S., LopesV. C., FerreiraM. V. R., QueirozL. J. de, GomesP. R. R., & BomtempoP. W. B. (2022). Prevenção da violência infantil por intermédio da atuação da enfermagem em ambiente escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(10), e11229. https://doi.org/10.25248/reas.e11229.2022
Seção
Relatos de Experiência

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