Elaboração de cartilhas educativas para saúde do idoso: Relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência sobre o processo de construção de cartilhas educativas de temas relacionados à saúde do idoso, visando à promoção de práticas de autocuidado para o aumento da qualidade de vida e da longevidade da pessoa idosa. Relato de experiência: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente à produção e divulgação de cartilhas educativas em saúde da pessoa idosa, resultado de um programa de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará. Nesse contexto, as tecnologias educativas em saúde foram produzidas com apoio de equipe multidisciplinar e possuem linguagem dialogada, simples e direta, a fim de fomentar o autocuidado da população idosa. As ilustrações foram criadas para favorecer a transmissão de informações acerca de enfermidades comuns na população-alvo. A publicação das cartilhas foi potencializada pelas redes sociais e mídia televisiva. Considerações finais: As tecnologias educativas do tipo cartilha podem ser utilizadas para promoção do autocuidado de doenças crônicas não transmissíveis da população idosa.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANTUNES MM, et al. Educação em saúde no tratamento hospitalar pela fisioterapia: relato de experiência. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 2021; 18(38): 192-205.
3. BRAGA KL, et al. Revisão integrativa: experiências exitosas em educação em saúde. Revista Conhecimento em Ação, 2021; 6(1): 187-199.
4. CAVALCANTE ES, et al. Cartilha para enfrentamento do covid-19 em comunidades quilombolas: relato de experiência. Revista Recien, 2020; 10(31): 174-182, 2020.
5. COELHO LA, et al. Educação em saúde na prevenção ao câncer de mama em uma Estratégia Saúde da Família em Belém-PA. Research, Society and Development, 2021; 10(4): e12910413810.
6. CONCEIÇÃO DS, et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(8): 59412-59416.
7. MORAIS LA, et al. Intervenção educacional em idosos com doença pulmonar obstrutiva crônica. Brasília Med, 2021; 58: 1-4.
8. SOUZA AF, et al. Construção de cartilha com foco em saúde mental do idoso na pandemia pelo Covid-19. Brazilian Journal of Health Review, 2021; 4(4): 18022-18030.
9. DINIZ IV, et al. Cartilha para pessoas com colostomia em uso do oclusor: educação em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022; 75(1): e20210102.
10. ROSÁRIO IC, et al. A experiência na construção de uma cartilha multimídia sobre tuberculose a partir de competências culturais. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(10): e8801-e8801.
11. FARIA AN, et al. Cartilha pedagógica para a inclusão social de pessoas com nanismo: para que serve? Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2020; 6(18): 580 -596.
12. FERREIRA SC, et al. Ações do enfermeiro na prevenção de doenças e promoção da saúde do homem de uma clínica da família na zona oeste do Rio de Janeiro. Revista UNIABEU, 2021; 14(35): 134-146.
13. FIGUEIREDO AE, et al. Doenças crônicas não transmissíveis e suas implicações na vida de idosos dependentes. Ciência & Saúde Coletiva, 2021; 26(1): 77-88.
14. LEITE BC, et al. Multimorbidade por doenças crônicas não transmissíveis em idosos: estudo de base populacional. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 22, 2020.
15. MALTA DC, et al. Desigualdades na utilização de serviços de saúde por adultos e idosos com e sem doenças crônicas no Brasil, Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2021; 24: e210003.
16. MARTINS MIS, et al. Desenvolvimento de cartilha educativa sobre alongamento muscular na promoção da saúde do escolar. Brazilian Journal of Health Review, 2020; 3(6): 19293-19313.
17. MARTINS RMG, et al. Desenvolvimento de uma cartilha para a promoção do autocuidado na hanseníase. Rev. enferm. UFPE on line, 2019: 1-7.
18. MATARAZO JB, FREITAS ER. Revisão sistemática de artigos empíricos sobre equoterapia com idosos. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, 2021; 18(33).
19. MELO LA e LIMA KC. Prevalência e fatores associados a multimorbidades em idosos brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva, 2020; 25: 3869-3877.
20. MELO RC e PAUFERRO MR. Educação em saúde para a promoção do uso racional de medicamentos e as contribuições do farmacêutico neste contexto. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(5): 32162-32173.
21. MOURÃO GP, et al. Construção e validação de cartilha educativa para prevenção de quedas em idoso: orientações para cuidado no domicílio. Revista Expressão Católica Saúde, 2018; 3(1): 20-27.
22. NEISS M, et al. Desenvolvimento de Cartilhas Educativas para Promoção do Autocuidado em Com Diabetes Mellitus na Área Rural. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2021; 10(14): e329101421986-e329101421986.
23. OLIVEIRA RB, et al. Ciências da saúde no Brasil: contribuições para enfrentar os desafios atuais e futuros. Campina Grande: Editora Amplla, 2020; 462p.
24. SEABRA CAM, et al. Educação em saúde como estratégia para promoção da saúde dos idosos: Uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 2019; 22.
24. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA). Programa de Extensão produz série de cartilhas com informações sobre a saúde da pessoa idosa, 2022. Disponível em: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12686-programa-de-extensao-da-ufpa-produz-serie-de-cartilhas-com-informacoes-sobre-a-saude-da-pessoa-idosa. Acessado em: 13 de novembro de 2022.