Atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdos na Atenção Básica: desafios no preparo dos profissionais de saúde e alternativas de mudança
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Resumo
Objetivo: Analisar o preparo dos profissionais de saúde para atender e receber as pessoas com deficiência auditiva e surdas na atenção primária brasileira, bem como estudar possibilidades existentes para a melhoria no atendimento desses usuários. Revisão Bibliográfica: Estima-se que no Brasil existam em torno de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Embora seja um número considerável, essa parte da população encara sérios problemas de acesso à saúde, em função do constrangimento no atendimento e à dificuldade de compreensão por parte das equipes de saúde. Logo, diante do atendimento de uma pessoa com deficiência auditiva e surdez, muitos profissionais de saúde encontram dificuldades para fornecer a devida assistência, pois a falta de preparo desses profissionais para atender essas pessoas implica em uma barreira na comunicação. Com isso, identifica-se a marginalização das pessoas com dificuldades auditivas, uma vez que não conseguem atendimento igualitário no sistema de saúde e enfrentam obstáculos referentes à acessibilidade, violação dos direitos, além da dificuldade de diagnósticos. Considerações finais: Identificou-se a necessidade de estratégias para que o atendimento às pessoas surdas e com deficiência auditiva tenham suas demandas resolvidas de forma integral e humanizada.
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