Atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdos na Atenção Básica: desafios no preparo dos profissionais de saúde e alternativas de mudança

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Camilla Starling Tiradentes
Isabela Francisco Simões
Katherine Silva Oliveira
Marina Abreu Corradi Cruz
Paula Adriana Rausis Nascimento
Pedro Henrique Souza Santos

Resumo

Objetivo: Analisar o preparo dos profissionais de saúde para atender e receber as pessoas com deficiência auditiva e surdas na atenção primária brasileira, bem como estudar possibilidades existentes para a melhoria no atendimento desses usuários. Revisão Bibliográfica: Estima-se que no Brasil existam em torno de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Embora seja um número considerável, essa parte da população encara sérios problemas de acesso à saúde, em função do constrangimento no atendimento e à dificuldade de compreensão por parte das equipes de saúde. Logo, diante do atendimento de uma pessoa com deficiência auditiva e surdez, muitos profissionais de saúde encontram dificuldades para fornecer a devida assistência, pois a falta de preparo desses profissionais para atender essas pessoas implica em uma barreira na comunicação. Com isso, identifica-se a marginalização das pessoas com dificuldades auditivas, uma vez que não conseguem atendimento igualitário no sistema de saúde e enfrentam obstáculos referentes à acessibilidade, violação dos direitos, além da dificuldade de diagnósticos. Considerações finais: Identificou-se a necessidade de estratégias para que o atendimento às pessoas surdas e com deficiência auditiva tenham suas demandas resolvidas de forma integral e humanizada.

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Como Citar
TiradentesC. S., SimõesI. F., OliveiraK. S., CruzM. A. C., NascimentoP. A. R., & SantosP. H. S. (2023). Atendimento à pessoa com deficiência auditiva e surdos na Atenção Básica: desafios no preparo dos profissionais de saúde e alternativas de mudança. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(4), e11343. https://doi.org/10.25248/reas.e11343.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

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