Avaliação da acuidade visual em estudantes de Ensino Fundamental realizada por acadêmicos de enfermagem: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever a prática das consultas de enfermagem no contexto escolar com alunos do Ensino Fundamental, por intermédio de intervenções relacionadas à saúde ocular. Relato de experiência: Vivência realizada durante o estágio de Enfermagem entre os dias 3 a 21 de outubro de 2022 relatando a rotina no Programa de Saúde na Escola (PSE). As consultas eram realizadas seguindo um roteiro que abordava questões sobre a dinâmica e organização familiar, questões patológicas familiares e pessoais, exame físico, fatores de risco e avaliação emocional, realizando educação em saúde. Além da evolução de Enfermagem de acordo com o diagnóstico do estudante. Considerações finais: O período estagiado no PSE proporcionou para os acadêmicos a experiência da avaliação biopsicossocial de alunos, percebendo necessidades físicas, sociais e também oftalmológicas, encaminhando quando necessário a criança para especialidades disponíveis na atenção primária através de um comunicado aos pais. A triagem visual é muito importante para o bem-estar dos alunos, quando desconhecida e sem amparo médico, pode afetar negativamente a vida do escolar, o papel do enfermeiro é promover a saúde do estudante de acordo com a percepção de suas necessidades encontradas durante a consulta de Enfermagem.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANJOS JSM, et al. A importância do enfermeiro na promoção da saúde de adolescentes no âmbito escolar: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022b; 15(6): e10491.
3. ANJOS JSM, et al. Relevância das intervenções de enfermagem em ambiente escolar: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022c; 15(6): e10383.
4. BECKER TOF, et al. Evaluation of visual acuity in municipal elementary school students. Revista Brasileira de Oftalmologia, 2019; 78(1): 37-41.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. 2007. Projeto olhar Brasil. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/projeto_lhar_Brasil.pdf. Acessado em: 4 de outubro de 2022.
6. BRASIL. Ministério da Educação. 2020. Projeto Olhar Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/hu-furg/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-e-acoes/projeto-olhar-brasil. Acessado em: 04 de outubro de 2022.
7. BRASIL. Ministério da Saúde. 2016. Cadernos temáticos do PSE – Saúde Ocular. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderno_saude_ocular.pdf. Acessado em: 14 de outubro de 2022.
8. CHANG MY, BORCHERT MS. Advances in the evaluation and management of cortical/cerebral visual impairment in children. Surv Ophthalmol, 2020; 65(6): 708-724.
9. COELHO ACO, et al. Olho vivo analisando a acuidade visual das crianças e emprego do lúdico no cuidado de enfermagem, esc Anna Nery Rev Enferm, 2010; 14(2): 318-319.
10. COUTO JUNIOR A, OLIVEIRA LAGD. As principais causas de cegueira e baixa visão em escola para deficientes visuais Original Article, Revista Brasileira de Oftalmologista, 2016; 75(1): 26-29.
11. SILVA SANTOS AM, et al. Avaliação da Saúde Ocular de Crianças da Educação Infantil em uma Creche: Tecendo Laços entre Educação e Saúde. Saúde em Redes, 2022; 8(1): 101-115.
12. FARSANI D, RODRIGUES, J. Proxêmica e comunicação não verbal na interação em sala de aula. Psicologia Escolar e Educacional, 2021; 25: e229866.
13. LEAT SJ, et al. Differential visual acuity - A new approach to measuring visual acuity. J Optom, 2020; 13(1): 41-49.
14. MACEDO CLA, et al. Campanha Maio Verde: avaliação do conhecimento populacional sobre o glaucoma. Revista Brasileira de Oftalmologia, 2021; 80(5): e0031.
15. MANUS M, et al. Community-Based Hearing and Vision Screening in Schools in Low-Income Communities Using Mobile Health Technologies. Lang Speech Hear Serv Sch, 2021; 52(2): 568-580.
16. MARTINS GS, et al. Programa saúde na escola: ação educativa promovendo a cultura preventiva no ambiente escolar: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(10): e4686.
17. MARTINS TR, et al. Ação social para detecção e resolução de baixa de acuidade visual em adolescentes. Revista Brasileira de Oftalmologia, 2021; 80(5): e0039.
18. METSING TI, et al. Vision screening as part of the school health policy in South Africa from the perspective of school health nurses. Afr J Prim Health Care Fam Med, 2022; 14(1): e1-e8.
19. PEREIRA CFA, et al. Triagem de acuidade visual reduzida em uma unidade de Atenção Primária à Saúde. Revista Brasileira de Oftalmologia, 2019; 78(4): 250-254.
20. PRADO TCM, et al. Saúde ocular: o trabalho preventivo do enfermeiro no programa de saúde da escola-PSE. UNOPAR Cient., Ciênc. Biol. Saúde, 2013; 15(4): 327-330.
21. RODRIGUES JUNIOR JC, et al. Development of an educational video the promotion of eye health in school children. Texto contexto - enfermagem, 2017; 26(2): e06760015.
22. VIEIRA JK, et al. Prevalência de baixa acuidade visual em escolares. Revista Brasileira de Oftalmologia, 2018: 77(4): 175-179.
23. ZAPPAROLI M, et al. Avaliação da acuidade visual Snellen. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. 2009, 72(6): 783-788.