Avaliação da acuidade visual em estudantes de Ensino Fundamental realizada por acadêmicos de enfermagem: um relato de experiência

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Jussara Soares Marques dos Anjos
Brenda Saraiva Martins
Islei Alves da Silva Pereira
Patricia Lima Ferreira
Vanessa dos Santos Lima
Alberto César da Silva Lopes
Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira
Stephanea Marcelle Boaventura Soares
Lorrane Rafaela de Souza Brasileiro
Atvaldo Fernandes Ribeiro Júnior

Resumo

Objetivo: Descrever a prática das consultas de enfermagem no contexto escolar com alunos do Ensino Fundamental, por intermédio de intervenções relacionadas à saúde ocular. Relato de experiência: Vivência realizada durante o estágio de Enfermagem entre os dias 3 a 21 de outubro de 2022 relatando a rotina no Programa de Saúde na Escola (PSE). As consultas eram realizadas seguindo um roteiro que abordava questões sobre a dinâmica e organização familiar, questões patológicas familiares e pessoais, exame físico, fatores de risco e avaliação emocional, realizando educação em saúde. Além da evolução de Enfermagem de acordo com o diagnóstico do estudante. Considerações finais: O período estagiado no PSE proporcionou para os acadêmicos a experiência da avaliação biopsicossocial de alunos, percebendo necessidades físicas, sociais e também oftalmológicas, encaminhando quando necessário a criança para especialidades disponíveis na atenção primária através de um comunicado aos pais. A triagem visual é muito importante para o bem-estar dos alunos, quando desconhecida e sem amparo médico, pode afetar negativamente a vida do escolar, o papel do enfermeiro é promover a saúde do estudante de acordo com a percepção de suas necessidades encontradas durante a consulta de Enfermagem.

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Como Citar
AnjosJ. S. M. dos, MartinsB. S., PereiraI. A. da S., FerreiraP. L., LimaV. dos S., LopesA. C. da S., FerreiraM. V. R., SoaresS. M. B., BrasileiroL. R. de S., & Ribeiro JúniorA. F. (2023). Avaliação da acuidade visual em estudantes de Ensino Fundamental realizada por acadêmicos de enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(1), e11426. https://doi.org/10.25248/reas.e11426.2023
Seção
Relatos de Experiência

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