Concepção dos discentes de terapia ocupacional sobre o processo de aprendizagem dos protocolos de avaliação cognitiva em pessoas idosas

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Danielle Ferreira de Souza
João Sérgio de Sousa Oliveira
Giovana Chagas Siqueira
Katia Simone Kietzer
Raiza Morais Rodrigues
Caio Botelho Brito
Edilson Coelho Sampaio
Ivonete Vieira Pereira Peixoto
Antonia Margareth Moita Sá

Resumo

Objetivo: Compreender a concepção dos alunos de Terapia Ocupacional sobre a aprendizagem dos protocolos de avaliação do Declínio Cognitivo em pessoas idosas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, com amostra intencional de 62 discentes, realizada entre março a junho de 2022. Aplicou-se um questionário estruturado, presencialmente. As informações foram digitadas no Google Forms e convertidas para planilha do software Microsoft®Office Excel®2016. Na aplicação da Estatística Descritiva, foram construídas tabelas e gráficos. As estatísticas analítica e descritiva foram utilizadas para avaliar os resultados e foram realizadas no software BioEstat 5.4. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: 85,5% dos participantes declarou conhecer protocolos de avaliação, sendo a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional o mais conhecido; 48,4% conheciam os de rastreio cognitivo, sendo o MoCA o mais referido (75,8%); o Mini Mental foi indicado por 77,4% para identificar o Comprometimento Cognitivo Leve e 79% concordaram que ele é de fácil aplicabilidade; 64,5% dos alunos não tem total segurança na utilização de protocolos. Conclusão: Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos possuía um conhecimento superficial a respeito dos protocolos de rastreio cognitivo e se sente parcialmente apta na utilização desses instrumentos.

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Como Citar
SouzaD. F. de, OliveiraJ. S. de S., SiqueiraG. C., KietzerK. S., RodriguesR. M., BritoC. B., SampaioE. C., PeixotoI. V. P., & SáA. M. M. (2023). Concepção dos discentes de terapia ocupacional sobre o processo de aprendizagem dos protocolos de avaliação cognitiva em pessoas idosas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(1), e11486. https://doi.org/10.25248/reas.e11486.2023
Seção
Artigos Originais

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