Condições higiênicas e sanitárias de unidades de alimentação e nutrição de escolas em tempo integral

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Thaís Ingrid Leal Mendes
Marina Luiza Santos Monteiro
Luiza Marly Freitas de Carvalho
Keila Cristiane Batista Bezerra

Resumo

Objetivo: Avaliar as estruturas físicas e as condições higiênico-sanitárias quanto à produção de refeições em unidades de alimentação e nutrição de escolas integrais. Método: Trata-se de estudo transversal, de caráter quantitativo e descritivo, onde foram analisadas a estrutura física e aferição das temperaturas de preparações servidas em 2 escolas de tempo integral. Os dados foram analisados com auxílio do software IBM Statistical. Resultados: A avaliação por itens permitiu evidenciar que o maior percentual de inconformidade foi verificado nos itens documentação e registros e equipamento de proteção individual, sendo encontrado 100% e 16,7%, respectivamente, na unidade de alimentação e nutrição I e, na unidade de alimentação e nutrição II, 100% e 50%, respectivamente. Dentre os itens, os de edificações e instalações, produção e transporte do alimento apresentaram maior índice de conformidade com relação as duas UAN’s. Quanto à avaliação da média de temperatura, as preparações servidas quentes, em alguns momentos, apresentaram resultados abaixo do padrão recomendado,, o que se relaciona à ausência de balcão térmico em ambas as unidades, contribuindo para a variação desses valores. Conclusão: A correção das inadequações encontradas no estudo se faz necessária para garantir a qualidade e segurança das preparações oferecidas nas unidades.

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Como Citar
Leal MendesT. I., Santos MonteiroM. L., Freitas de CarvalhoL. M., & Batista BezerraK. C. (2019). Condições higiênicas e sanitárias de unidades de alimentação e nutrição de escolas em tempo integral. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (31), e1150. https://doi.org/10.25248/reas.e1150.2019
Seção
Artigos Originais