A percepção dos professores de escolas públicas do interior de Minas Gerais sobre o uso de drogas no contexto escolar

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Valkiria Dias Quintão Silva
Isabela Delpupo Caliman
Silvia Almeida Cardoso
Andréia Guerra Siman
Thais Almeida Cardoso Fernandez
Bruno David Henriques

Resumo

Objetivo: Levantar as dificuldades e a percepção dos professores das escolas municipais de um município de Minas Gerais quanto à abordagem do tema "uso drogas no contexto escolar. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, conduzido com 17 docentes, de em um município localizado na Zona da Mata Mineira. Para compreender as dificuldades e percepções dos professores na abordagem da temática “uso de drogas” no contexto escolar, o material utilizado foi gravação e a transcrição do curso, com 4 módulos, desenvolvido junto aos participantes. Foi utilizado análise de conteúdo proposta por Bardin L (2016). O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Em relação ao perfil sociodemográfico, 15 (88,2%) eram do sexo feminino, 8 (47,1%) casados e com média de idade de 45 anos. A partir dos depoimentos com relação ao nível de conhecimento sobre o tema drogas verificou - se que grande parte dos professores possuem conhecimento baixo, dificuldade de abordar o tema e pouca capacitação. Conclusão: Conclui-se que há uma grande necessidade de capacitação dos professores sobre o tema “drogas” e de apoio de outras áreas e segmentos da sociedade.

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Como Citar
SilvaV. D. Q., CalimanI. D., CardosoS. A., SimanA. G., FernandezT. A. C., & HenriquesB. D. (2023). A percepção dos professores de escolas públicas do interior de Minas Gerais sobre o uso de drogas no contexto escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(1), e11500. https://doi.org/10.25248/reas.e11500.2023
Seção
Artigos Originais

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