Inclusão de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde em escola regular

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Mariana Henrich Cazuni
Andressa da Silveira
Keity Laís Siepmann Soccol
Marta Cocco da Costa
Alice do Carmo Jahn
Ethel Bastos da Silva
Juliana Traczinski
Lairany Monteiro dos Santos
Juliana Portela de Oliveira
Francieli Franco Soster

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção de professores sobre a inserção de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde na escola regular e as redes de apoio para sua efetividade. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e participatória, realizada com professores de uma escola municipal localizada no Rio Grande do Sul. Para a produção dos dados utilizou-se o Método Criativo Sensível mediado pela Dinâmica de Criatividade e Sensibilidade, denominada Árvore do Conhecimento, os dados produzidos foram submetidos à Análise de Discurso na corrente francesa. Participaram do estudo 19 professores que atuam com crianças e adolescentes que apresentam necessidades especiais. Resultados: Os achados revelaram que a inclusão escolar, mesmo diante dos avanços, segue cercada por adversidades e para que seja possível a efetivação dela é essencial uma rede de apoio e condições apropriadas para o desenvolvimento dos escolares. Considerações finais: A parceria entre a educação e a saúde é fundamental para que a inclusão escolar seja uma realidade. Por fim, salienta-se a necessidade de o profissional enfermeiro estar inserido neste processo, desenvolvendo ações de promoção e prevenção da saúde que vislumbrem as singularidades dessas crianças e adolescentes.

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Como Citar
Henrich CazuniM., SilveiraA. da, SoccolK. L. S., CostaM. C. da, JahnA. do C., SilvaE. B. da, TraczinskiJ., SantosL. M. dos, OliveiraJ. P. de, & SosterF. F. (2023). Inclusão de crianças/adolescentes com necessidades especiais de saúde em escola regular. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(1), e11502. https://doi.org/10.25248/reas.e11502.2023
Seção
Artigos Originais

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