O trabalho do enfermeiro enquanto docente do ensino superior: uma revisão narrativa

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Caroline Lemos Martins
Maira Buss Thofehrn
Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt
Manuela Gomes Campos Borel
Michelle Barboza Jacondino
Zuleyce Maria Lessa Pacheco
Isabel Cristina de Oliveira Arrieira
Diana Cecagno
Thayenne Barroso Mota Monteiro
Fernanda Ferreira Krepker
Thais Vidal de Oliveira
Amanda Antunes Pereira Madella
Vanessa de Araújo Marques
Adrize Rutz Porto

Resumo

Objetivo: conhecer o trabalho do enfermeiro que atua no magistério superior. Método: revisão narrativa da literatura que teve como questão norteadora conhecer quais as atividades do enfermeiro docente são abordadas nas publicações científicas no intervalo de 2006-2015. Resultados: à docência em enfermagem em âmbito nacional e internacional é permeada por aspectos como a insuficiência do número de docentes, falta de preparação para atuação nesses espaços, a ênfase na produção científica e as altas demandas decorrentes do trabalho. Nesse sentido, no desenvolvimento das atividades de ensino-pesquisa-extensão-serviço de saúde, os enfermeiros-docentes podem vivenciar sentimentos de estresse, sobrecarga de trabalho e poucos momentos para sua vida pessoal. Conclusão: frente à realidade de trabalho desses profissionais, a partir da literatura, identificou-se que são necessárias reflexões para (re)pensar o papel da docência do enfermeiro.

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Como Citar
MartinsC. L., ThofehrnM. B., BittencourtJ. F. V., BorelM. G. C., JacondinoM. B., PachecoZ. M. L., ArrieiraI. C. de O., CecagnoD., MonteiroT. B. M., KrepkerF. F., OliveiraT. V. de, MadellaA. A. P., MarquesV. de A., & PortoA. R. (2019). O trabalho do enfermeiro enquanto docente do ensino superior: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (32), e1159. https://doi.org/10.25248/reas.e1159.2019
Seção
Revisão Bibliográfica