Uso abusivo de telas na infância e suas consequências

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lucas Lopes Sousa
José Bégue Moreira de Carvalho

Resumo

Objetivo: Avaliar as consequências do uso abusivo de telas por crianças de até 6 anos. Métodos: Foi executada uma Revisão Integrativa da Literatura. Os Descritores em Ciências da Saúde utilizados em inglês, foram: screen time, television, child. As bases de dados utilizadas foram: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), National Library of Medicine (PUBMED) e Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE). Resultados: observou-se consequências significativas tais como: alterações no desenvolvimento cognitivo, da fala e psicossocial, alterações nas métricas do sono, prejuízo no desenvolvimento de memória de trabalho, surgimento de sintomas psiquiátricos, acúmulo de tecido adiposo em região abdominal e relação com piora do quadro de pacientes já diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Considerações finais: Exposição às telas de maneira exagerada causa impacto negativo no desenvolvimento das crianças. Logo, é indispensável controle na utilização destas tecnologias desde o primeiro contato, além de uma supervisão ativa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SousaL. L., & CarvalhoJ. B. M. de. (2023). Uso abusivo de telas na infância e suas consequências. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(2), e11594. https://doi.org/10.25248/reas.e11594.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. CHONG WW, et al. Tempo de tela de crianças com atraso na fala: um estudo transversal em um centro terciário em Kuantan, Malásia. Pediatrics International, 2022; 64: e15105.

2. COMMON SENSE MEDIA. 2013. In: Zero to Eight: Children’s Media Use in America 2013. Common Sense Media. Disponível em: https://www.commonsensemedia.org/zero-to-eight-2013-infographic Acessado em: 30 set. de 2022.

3. COSTA IM, et al. Impacto das Telas no Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil: uma revisão narrative. Brazilian Journal Of Health Review, 2021; 4(5): 21060-21071.

4. FERNANDES CM, et al. A criança de 0 a 3 anos e o mundo digital. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018. 8p.

5. GONÇALVES WSF, et al. Influência das práticas e dos comportamentos parentais nos níveis de atividade física e de tempo de tela de pré-escolares brasileiros: qual a relação com o status de peso e a adiposidade corporal da criança?. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019; 130p.

6. HILTUNEN P, et al. Relationship between screen time and sleep among Finnish preschool children: results from the dagis study. Sleep Medicine, 2021; 77: 75-81.

7. JOHN JJ et al. Association of screen time with parent-reported cognitive delay in preschool children of Kerala, India. BMC Pediatr. 2021; 21(1): 73.

8. KAHN M, et al. Sono e exposição na tela no início da vida: decifrando os links usando análise de big data. Sono, 2021; 44: e3.

9. MCNEIL J, et al. Associações Transversais de Uso de Aplicativos e Visualização de Programas de Mídia com Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial em Pré-escolares. Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública, 2021; 18(4): 1608.

10. MINESHITA Y, et al. Screen time duration and timing: effects on obesity, physical activity, dry eyes, and learning ability in elementary school children. BMC Public Health, 2021; 21(1): 422.

11. MONTEIRO R, et al. Are Emotional and Behavioral Problems of Infants and Children Aged Younger Than 7 Years Related to Screen Time Exposure During the Coronavirus Disease 2019 Confinement? An Exploratory Study in Portugal. Front Psychol, 2021; 12: 590279.

12. NISHIOKA T, et al. Japan Environment And Children's Study Group. Effects of Screen Viewing Time on Sleep Duration and Bedtime in Children Aged 1 and 3 Years: Japan Environment and Children's Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 2022; 19(7): 3914.

13. NOBRE JNP, et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva, 2021; 26(3): 1127-1136.

14. OLIVEIRA GS. Geração Alpha entre a realidade e o virtual: o sujeito digital. TCC (Graduação em Psicologia) - Departamento de Humanidades e Educação Curso de Psicologia. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, 2019; 43p.

15. PADMAPRIVA N, et al. The longitudinal association between early-life screen viewing and abdominal adiposity-findings from a multiethnic birth cohort study. International Journal of Obesity, 2021; 45(9): 1995-2005.

16. PEIXOTO MJR, et al. Implicações neuropsicológicas e comportamentais na infância e adolescência a partir do uso de telas. Research Society And Development, 2020; 9(9): 1-29.

17. RADESKY JS, et al. Mobile and Interactive Media Use by Young Children: the good, the bad, and the unknown. Pediatrics, 2015; 135(1): 1-3.

18. RAMOS DK, KNAUL AP. O uso das tecnologias digitais na infância pode influenciar nos modos de interação social? Evidências de uma revisão sistemática de literatura. Interfaces da Educação, 2020; 11(32): 159-187.

19. ROCHA MFA, et al. Consequences of excessive use of screens for children’s health: an integrative literature review. Research, Society and Development, 2022; 11(4): e39211427476.

20. ROSA PMF; SOUZA, CHM. Ciberdependência e infância: as influências das tecnologias digitais no desenvolvimento da criança. Brazilian Journal Of Development, 2021; 7(3): 23311-23321.

21. SCHAMACHE MMP. Problemas Oculares Relacionados Ao Uso De Telas Em Pacientes Pediátricos. REAS, 2021: 13: e8864.

22. SOUZA AF, MIRANDA ACO. Os problemas causados pelo uso excessivo de smartphones. Instituto Federal do Ceará, 2018; 50–60.

23. SOUZA MT, et al. Integrative review: what is it? how to do it?. Einstein, 2010; 8(1): 102-106.

24. SOUZA NETO JM, et al. Physical activity, screen time, nutricional status ans sleep in adolescentes in Northeast Brazil. Revista Paulista de Pediatria, 2021; 39: e2019138;

25. VAIDYANATHAN S, et al. Screen Time Exposure in Preschool Children with ADHD: A Cross-Sectional Exploratory Study from South India. Indian Journal Psychological Medicine, 2021; 43(2): 125-129.

26. WILLIAMS EMO, et al. Mídias digitais e atraso de fala: uma nova visão acerca da era digital. Brazilian Journal Of Development, 2021; 7(7): 73835-73850.

27. YU YT, et al. High levels of screen time were associated with increased probabilities of lagged development in 3‐year‐old children. Acta Paediatrica, 2022; 111(9): 1736-1742.

28. ZHANG Z, et al. Associations between screen time and cognitive development in preschoolers. Paediatr Child Health, 2021; 26;27(2): 105-110.