Exercício físico como adjuvante no tratamento de pacientes pediátricos com transtorno do espectro autista
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Resumo
Objetivo: Avaliar, em pacientes pediátricos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a eficácia do exercício físico no tratamento dos sintomas do transtorno. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. Foram utilizadas as bases de dados e bibliotecas virtuais Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Publisher (PubMed) e Business Source Complete (EBSCOhost). Houve inclusão daqueles que se adequaram aos critérios de inclusão: até 10 anos de publicação, estudos feitos em humanos e ensaios clínicos randomizados. Resultados: Dos 1131 trabalhos encontrados, apenas 7 estudos foram utilizados nessa revisão. Tais ensaios demonstraram eficácia das atividades físicas para o perfil metabólico, função executiva, habilidades motoras, qualidade do sono e função cognitiva, no entanto, a maioria dos estudos obteve qualidade de evidência baixa ou moderada pelo roteiro GRADE. Considerações Finais: Destaca-se a influência positiva dos diferentes tipos de atividades físicas para os prejuízos psicomotores dos pacientes pediátricos dentro do espectro do autismo, no entanto, o reduzido tamanho das amostras e as fragilidades na descrição do modo de randomização, tornam-se um empecilho à confiabilidade dos resultados.
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