Métodos de avaliação em cenários de prática para preceptores de enfermagem: o que dizem os sujeitos?
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Resumo
Objetivo: Analisar quais os saberes pedagógicos da preceptoria de enfermagem relacionados à avaliação. Métodos: A partir do modelo de desenho instrucional de Kemp, Morrison e Ross, aplicado questionário semiestruturado com os preceptores de enfermagem acerca do processo de avaliação utilizado e das estratégias adequadas ao cenário clínico, levando em consideração o princípio das metodologias ativas e norteando a construção de proposta de métodos de avaliação direcionado à coordenação do programa. Resultados: Com base nas respostas dos preceptores, foi analisada a compreensão sobre o tema, além da identificação das dificuldades no decorrer do processo avaliativo do residente de enfermagem e verificado que o feedback é a principal ferramenta utilizada, apresentando um ranking médio de aproximadamente 4.5 (dp-0.69). Considerações finais: Os preceptores de enfermagem necessitam de qualificação contínua para a execução do processo avaliativo dos residentes, apesar do alto nível de concordância acerca do reconhecimento e avaliação das competências a serem desenvolvidas por estes profissionais. Deste modo, a capacitação propõe a formação em serviço associado ao uso de ferramentas pedagógicas atualizadas e novas tecnologias na área.
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