Métodos de avaliação em cenários de prática para preceptores de enfermagem: o que dizem os sujeitos?

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Tatyane Manso de Oliveira Alexandre
Taciana Barbosa Duque
Bruno Hipólito da Silva
Suélem Barros de Lorena

Resumo

Objetivo: Analisar quais os saberes pedagógicos da preceptoria de enfermagem relacionados à avaliação. Métodos: A partir do modelo de desenho instrucional de Kemp, Morrison e Ross, aplicado questionário semiestruturado com os preceptores de enfermagem acerca do processo de avaliação utilizado e das estratégias adequadas ao cenário clínico, levando em consideração o princípio das metodologias ativas e norteando a construção de proposta de métodos de avaliação direcionado à coordenação do programa. Resultados: Com base nas respostas dos preceptores, foi analisada a compreensão sobre o tema, além da identificação das dificuldades no decorrer do processo avaliativo do residente de enfermagem e verificado que o feedback é a principal ferramenta utilizada, apresentando um ranking médio de aproximadamente 4.5 (dp-0.69). Considerações finais: Os preceptores de enfermagem necessitam de qualificação contínua para a execução do processo avaliativo dos residentes, apesar do alto nível de concordância acerca do reconhecimento e avaliação das competências a serem desenvolvidas por estes profissionais.  Deste modo, a capacitação propõe a formação em serviço associado ao uso de ferramentas pedagógicas atualizadas e novas tecnologias na área.

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Como Citar
AlexandreT. M. de O., DuqueT. B., SilvaB. H. da, & LorenaS. B. de. (2023). Métodos de avaliação em cenários de prática para preceptores de enfermagem: o que dizem os sujeitos?. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(3), e11619. https://doi.org/10.25248/reas.e11619.2023
Seção
Artigos Originais

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