Cartilha educativa para crianças autistas sobre os cuidados da Covid-19

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sandy Marques Libório Queiroz
Camila Freire Albuquerque
Édely Beatriz da Silva Moraes
Gabriela Araújo Silva
Victória França Sabino
Priscilla Mendes Cordeiro
Ana Carolina de Moraes Cruz
Sineide Santos de Souza
Priscilla Dantas Almeida
Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da produção de uma cartilha focada na informação e orientação sobre cuidados frente à pandemia da COVID-19 a crianças com transtorno do espectro autista (TEA), seus pais e responsáveis. Relato de experiência: A construção da cartilha resultou em sete domínios temáticos: Apresentação para pais e cuidadores; boas-vindas; conhecendo a COVID-19; Cinco formas para prevenção; Seis momentos para lavar as mãos; Toda a aldeia contra a COVID-19 e Hora de brincar. A cartilha é online e gratuita, tendo como público-alvo crianças com TEA a partir de cinco anos, pais ou responsáveis e a comunidade. A construção foi realizada por estudantes de enfermagem, durante o terceiro trimestre de 2020. O principal diferencial da cartilha foi sua estética baseada em revistas em quadrinhos, onde as cores vivas e personagens caracterizados como “heróis” convidam a criança a combater a pandemia como um agente ativo durante sua experiência de leitura, ao passo que educa quanto à prevenção e responsabilidade coletiva. Considerações finais: A experiência oportunizou a disseminação de informações seguras, com fontes confiáveis e embasamento científico, a aproximar os envolvidos às necessidades e singularidades de crianças com TEA e seus cuidadores, além de sensibilizar os atores envolvidos na construção sobre o tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
QueirozS. M. L., AlbuquerqueC. F., Moraes Édely B. da S., SilvaG. A., SabinoV. F., CordeiroP. M., CruzA. C. de M., SouzaS. S. de, AlmeidaP. D., & AlbuquerqueF. H. S. (2023). Cartilha educativa para crianças autistas sobre os cuidados da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(1), e11641. https://doi.org/10.25248/reas.e11641.2023
Seção
Relatos de Experiência

Referências

1. ALBUQUERQUE FHS, et al. Unidos contra a Covid-19: Uma cartilha para crianças com TEA e seus papais e mamães. Cartilha eletrônica, Atena, 2022; 62p. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/unidos-contra-a-covid-19-uma-cartilha-para-criancas-com-tea-e-seus-papais-e-mamaes. Acessado em: 10 de dezembro de 2022.

2. ALMEIDA IM e JÚNIOR AA. Os impactos biopsicossociais sofridos pela população infantil durante a pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, 2021;10(2):1-9.

3. ARAÚJO JC, et al. Cuidar de crianças autistas: experiências de familiares. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 12(2): e2138.

4. ARAÚJO JN. DE. INFÂNCIA E PANDEMIA. Caderno de Administração, 2020; 28: 114–121.

5. BARRETO IC, et al. Colapso na saúde em Manaus: o fardo de não aderir às medidas não farmacológicas de redução da transmissão da Covid-19. Saúde em Debate, 2021; 45: 1126–1139.

6. BARROS AJ e LEHFELD NAS. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000; 1(2):19–26.

7. CARDOSO DC, et al. A criança com transtorno do espectro Autista e covid-19: uma revisão sistemática: Uma revisão sistemática. Revista diálogos e perspectivas em educação especial, 2021; 8(2): 101–116.

8. DUTRA JM, et al. Suplementação alimentar da vitamina D na prevenção contra o vírus covid-19. Research, Society and Development, 2020; 9(7):69–74.

9. FERNANDES AD, et al. Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2021; 1(29).

10. FORTES C, et al. Análise comparativa entre a saúde mental de responsáveis por pessoas com TEA e por crianças sem TEA na pandemia de COVID-19. Residência Pediátrica, 2021; 11(1): 1–24.

11. GARCIA FC, et al. Buscas na internet sobre medidas de enfrentamento à COVID-19 no Brasil: descrição de pesquisas realizadas nos primeiros 100 dias de 2020. Epidemio e Serviços de Saúde; 2020; 29(1).

12. LIBARDI ALP, et al. Uso de máscara na intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da pandemia (COVID-19). Revista Brasileira de Análise do Comportamento, Guamá, 2021; 16 (2).

13. MARÍN JEO. SARS-CoV-2: origen, estructura, replicación y patogénesis. Alerta, Revista científica del Instituto Nacional de Salud, 2020; 3(2): 79–86.

14. OLIVEIRA A, et al. Impactos da pandemia do COVID-19 no desenvolvimento de crianças com o transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica Acervo Científico, 2021; 27(1): e7728.

15. ORELLANA JDY, et al. Explosão da mortalidade no epicentro amazônico da epidemia de COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, 2020; 1(36).

16. SANTOS NFC, et al. Resistir para/com a infância continuar a existir: Transcrição de 21 lives sobre infâncias e Educação Infantil na pandemia de Covid-19. Zero-a-seis, 2020; 22(42): 852–1174.

17. SENHORAS EM. COVID-19: Enfoques Preventivos. [s.l.] EdUFRR, 2020; 127p.

18. SILVA DLS, et al. Avaliação da mortalidade por COVID-19 no Brasil/ COVID-19 mortality assessment in Brazil. Brazilian Journal of Health Review, 2021; 4(4): 56–66.

19. SILVA DM, et al. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem em educação em saúde: revisão integrativa. Rev. enferm. UFPE on line, 2017; 11(2): 44–51.

20. SILVA R, et al. Construção de cartilha educativa sobre cuidados com crianças frente a pandemia covid-19: relato de experiência. Revista Baiana de Enfermagem, 2020a; 1(34): 1-7.

21. SILVA SJ, et al. Educação em saúde: orientações por meio da biossegurança para o combate ao novo coronavírus (COVID-19). Revista Eletrônica da Estácio Recife, 2020b; 6(1).

22. SOARES KHD, et al. Medidas de prevenção e controle da covid-19: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde. Medidas de prevenção e controle da covid-19: revisão integrativa, 2021; 13(2): e6071.