Levantamento de dados com educadores de uma rede privada de ensino: sondagem dos conhecimentos para identificar, intervir e combater o bullying
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Resumo
Objetivo: Verificar os conhecimentos dos professores de uma rede privada de ensino acerca do fenômeno bullying. Métodos: Fizeram parte da pesquisa 09 professores da rede privada de Caxias-MA, exercendo atividade docente no ensino fundamental I e/ou II. Os instrumentos de coleta de dados para a pesquisa foram em forma de questionários sociodemográficos e questionários de conhecimentos específicos sobre bullying. Resultados e Discussões: O bullying é uma realidade de várias instituições escolares, que permeia a instituição privada, e não se restringem apenas ao campo de ensino público. Questionados sobre se já identificaram bullying ao longo da sua trajetória docente e se já interviram em situações de bullying, 08 assinalaram que sim (89%) e 01 assinalou que não (11%) em ambos os questionamentos. Quando indagados sobre se achavam que a escola deveria implantar um programa antibullying, 09 responderam que sim (100%). Percebeu-se que os professores apresentam conhecimentos razoáveis relacionados à identificação do bullying, porém esses saberes não se mostram suficientes. Conclusão: Foi percebido que novos saberes sistematizados sejam construídos e buscados. Os docentes precisam aprofundar seus conhecimentos a fim de detectar e intervir em situações de bullying.
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