Levantamento de dados com educadores de uma rede privada de ensino: sondagem dos conhecimentos para identificar, intervir e combater o bullying

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Winthney Paula Souza Oliveira
Mônica dos Santos de Oliveira
Karla Fernanda Menezes Rodrigues
Amanda Thais Franco Oliveira
Alessandra Serrão Pimenta
Lisiane Costa Bezerra
Ilma Costa Rocha
Francisca Tatiana Dourado Gonçalves

Resumo

Objetivo: Verificar os conhecimentos dos professores de uma rede privada de ensino acerca do fenômeno bullying. Métodos: Fizeram parte da pesquisa 09 professores da rede privada de Caxias-MA, exercendo atividade docente no ensino fundamental I e/ou II. Os instrumentos de coleta de dados para a pesquisa foram em forma de questionários sociodemográficos e questionários de conhecimentos específicos sobre bullying. Resultados e Discussões: O bullying é uma realidade de várias instituições escolares, que permeia a instituição privada, e não se restringem apenas ao campo de ensino público. Questionados sobre se já identificaram bullying ao longo da sua trajetória docente e se já interviram em situações de bullying, 08 assinalaram que sim (89%) e 01 assinalou que não (11%) em ambos os questionamentos. Quando indagados sobre se achavam que a escola deveria implantar um programa antibullying, 09 responderam que sim (100%). Percebeu-se que os professores apresentam conhecimentos razoáveis relacionados à identificação do bullying, porém esses saberes não se mostram suficientes. Conclusão: Foi percebido que novos saberes sistematizados sejam construídos e buscados. Os docentes precisam aprofundar seus conhecimentos a fim de detectar e intervir em situações de bullying.

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Como Citar
Souza OliveiraW. P., OliveiraM. dos S. de, RodriguesK. F. M., OliveiraA. T. F., PimentaA. S., BezerraL. C., RochaI. C., & GonçalvesF. T. D. (2019). Levantamento de dados com educadores de uma rede privada de ensino: sondagem dos conhecimentos para identificar, intervir e combater o bullying. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (31), e1165. https://doi.org/10.25248/reas.e1165.2019
Seção
Artigos Originais