Educação em saúde: conhecendo práticas realizadas no pré-natal para prevenção dos distúrbios hipertensivos na gestação

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Vitória Karoline Maciel Jacauna
Drielly da Silva Galvão
Francilene Xavier Ferreira
Larissa Fernandes Viana
Priscila de Oliveira Lima
Carlos Herbert Sousa de Moraes
Flavia Braga Huamanculi
Sara Bruno Torres Rêgo
Karoline Taveira Vasconcelos
Liara Rafaela Gonçalves Machado

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção das gestantes acerca das ações de educação em saúde realizadas no pré-natal a respeito dos distúrbios hipertensivos durante a gestação. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 30 puérperas, no período de janeiro a abril de 2020, internadas em uma maternidade de Manaus com diagnóstico de distúrbio hipertensivo na gestação. Foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com referencial teórico da análise temática de conteúdo de Minayo, com a questão norteadora ‘’No pré-natal foram realizadas práticas educativas com relação à prevenção ou a redução das complicações da hipertensão arterial?’’. Resultados: Os sentimentos expressados foram de insatisfação, falta de compreensão e ausência de orientações sobre o tema. Poucas relataram contentamento com as ações educativas, e dessas, os esclarecimentos repassados foram principalmente pelos profissionais enfermeiros. Conclusão: Percebe-se a necessidade de melhorias na assistência pré-natal bem como sua ampliação, pois as puérperas por mais que as considerem fundamentais muitas não tiveram acesso às ações educativas, dificultado seu empoderamento e a qualidade assistencial oferecida.

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Como Citar
JacaunaV. K. M., GalvãoD. da S., FerreiraF. X., VianaL. F., LimaP. de O., MoraesC. H. S. de, HuamanculiF. B., RêgoS. B. T., VasconcelosK. T., & MachadoL. R. G. (2023). Educação em saúde: conhecendo práticas realizadas no pré-natal para prevenção dos distúrbios hipertensivos na gestação. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(1), e11750. https://doi.org/10.25248/reas.e11750.2023
Seção
Artigos Originais

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