Educação em saúde: conhecendo práticas realizadas no pré-natal para prevenção dos distúrbios hipertensivos na gestação
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Resumo
Objetivo: Conhecer a percepção das gestantes acerca das ações de educação em saúde realizadas no pré-natal a respeito dos distúrbios hipertensivos durante a gestação. Métodos: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 30 puérperas, no período de janeiro a abril de 2020, internadas em uma maternidade de Manaus com diagnóstico de distúrbio hipertensivo na gestação. Foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com referencial teórico da análise temática de conteúdo de Minayo, com a questão norteadora ‘’No pré-natal foram realizadas práticas educativas com relação à prevenção ou a redução das complicações da hipertensão arterial?’’. Resultados: Os sentimentos expressados foram de insatisfação, falta de compreensão e ausência de orientações sobre o tema. Poucas relataram contentamento com as ações educativas, e dessas, os esclarecimentos repassados foram principalmente pelos profissionais enfermeiros. Conclusão: Percebe-se a necessidade de melhorias na assistência pré-natal bem como sua ampliação, pois as puérperas por mais que as considerem fundamentais muitas não tiveram acesso às ações educativas, dificultado seu empoderamento e a qualidade assistencial oferecida.
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