Grau de satisfação do estudante de medicina no ensino baseado em simulação para a ginecologia e obstetrícia

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Marcella Palhas Naranjo
Larissa Maria Marques de Mello
Camila Bouçós Justo
Mirela Aguiar Pagotto
Vitor Filardi de Toledo Leme
Carolina Felipe Soares Brandão
José Roberto Generoso Júnior
Maria Candida Pinheiro Baracat
Diego Ferreira de Andrade Garcia
Gabriel Monteiro Pinheiro

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação dos alunos a partir do sexto semestre do curso de medicina, sobre um currículo de ensino baseado em simulação na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia (G.O). Métodos: Estudo do tipo observacional analítico com aplicação de questionário construído para mensurar a satisfação destas simulações. Os dados foram inicialmente alinhados no Excel e depois usados no IBM-SPSS Statistics para análise exploratória dos dados e comparativa. Resultados: A amostra do estudo foi composta por 68 estudantes, do sexto ao décimo segundo semestre do curso de Medicina. O resultado foi que conforme mais avançado o semestre, maior a chance de indicar a simulação. A relação de maior relevância está evidenciada nas variáveis em que quanto maior o ganho de habilidades e raciocínio clínico, maior a chance de indicar a simulação. Conclusão: Conclui-se que quanto maior a percepção do estudante em ter melhorado sua performance, maior a chance de indicar o uso da simulação na G.O. Este artigo está alinhado a literatura onde a satisfação discente frente as atividades baseadas em simulação em ginecologia e obstetrícia são positivas e promovem motivação para o estudo. Ressalta se a importância no ganho de confiança em performance e satisfação durante as atividades de simulação.

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Como Citar
NaranjoM. P., MelloL. M. M. de, JustoC. B., PagottoM. A., LemeV. F. de T., BrandãoC. F. S., Generoso JúniorJ. R., BaracatM. C. P., GarciaD. F. de A., & PinheiroG. M. (2023). Grau de satisfação do estudante de medicina no ensino baseado em simulação para a ginecologia e obstetrícia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(2), e11808. https://doi.org/10.25248/reas.e11808.2023
Seção
Artigos Originais

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