Aprendizagem em saúde do idoso por meio de podcast: uma análise da experiência de discentes de medicina
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever de forma qualitativa a experiência de graduandos de medicina com a utilização de podcasts como ferramenta de ensino extracurricular em Saúde do Idoso. Métodos: Trata-se de pesquisa transversal e descritiva, realizada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará, em uma população de 67 discentes de Medicina, que estavam cursando o módulo de saúde do idoso. Os alunos responderam um questionário on-line após escutar os episódios do podcast criado para a pesquisa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: A pesquisa mostrou que a maioria dos alunos estava defronte a sua primeira experiência com esse tipo de mídia, com um impacto muito positivo em seu aprendizado. A tecnologia descontraída e inovadora facilitou a adesão dos discentes à escuta do conteúdo, que consideraram que o podcast pode ser utilizado para produção de seus próprios materiais de estudo, para revisões, no aprimoramento da relação médico-paciente e no aprendizado em contexto multitarefas. Conclusão: A exploração desse tipo mídia dentro do ambiente acadêmico demonstra ter potencial para contribuir na formação dos discentes. Tornam-se necessárias novas pesquisas acerca dos melhores processos metodológicos para a criação, produção e distribuição de conteúdo.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AHN J, et al. Podcasts: accessing, choosing, creating, and disseminating content. J Grad Med Educ., 2016; 8(3): 435–436.
3. ARAÚJO JS, et al. Produção de Podcast sobre temas de Enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(9): e11046.
4. BERBEL NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais E Humanas, 2012; 32(1): 25–40.
5. BERK J, et al. Medical education podcasts: where we are and questions unanswered. J Gen Intern Med., 2020; 35(7): 2176–2178.
6. BLACK KA, et al. Development of a medical education podcast in obstetrics and gynecology. Canadian Medical Education Journal, 2021; 2(12): 103-105.
7. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. 2016. Acessado em: 26 de novembro de 2022.
8. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES no 3, de 20 de junho de 2014. Diário Of da União. 2014. Acessado em: 26 de novembro de 2022.
9. BRITO FGS, et al. Metodologias ativas no ensino de gestão em saúde no curso de medicina: o olhar discente. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(11): e8806.
10. CHO D, et al. Podcasting in medical education: a review of the literature. Korean J Med Educ., 2017; 29(4): 229–39.
11. CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Radiografia das Escolas Médicas do Brasil. Boletim on-line. 2015.
12. DUARTE SM. Os impactos do modelo tradicional de ensino na transposição didática e no fracasso escolar. Dissertação (Mestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacional) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Universidade Fernando Pessoa, Porto-Portugal, 2018.
13. FRANÇA JUNIOR RR e MAKNAMARA M. A literatura sobre metodologias ativas em educação médica no brasil: notas para uma reflexão crítica. Trabalho, Educação e Saúde, 2019; 17(1): 1-22.
14. GALERA SC, et al. Medical Education in Geriatrics: Brazilian and global challenge. Geriatr Gerontol Aging., 2017; 11(2): 88-94.
15. GOMES RMC, et al. Café com Saúde: Podcast como Ferramenta de Ensino nos Cursos de Saúde. Sociedade Brasileira de Computação, 2019; 155–163.
16. GOTTLIEB M, et al. Maximizing the morning commute: a randomized trial assessing the effect of driving on podcast knowledge acquisition and retention. Ann Emerg Med., 2021; 78(3): 416-424.
17. MELVIN L, et al. Understanding the Use and Perceived Impact of a Medical Podcast: Qualitative Study. JMIR Med Educ., 2019; 5(2): e12901.
18. MIHALIUC DBM, et al. Aprendizagem baseada na web como suporte para a prática de estagiários de enfermagem em atenção primária: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(2): e9681.
19. OLIVEIRA JÚNIOR RM. Elaboração de podcast como ferramenta educacional para estudantes de medicina. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
20. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório Mundial de Envelhecimento e Saúde. Genebra: OMS. 2015.
21. PRAKASH S, et al. Short-duration podcasts as a supplementary learning tool: perceptions of medical students and impact on assessment performance. BMC Med Educ., 2017; 17(167): 1-14.
22. REZAIE SR, et al. A survey of emergency medicine residents' use of educational podcasts. West J Emerg Med., 2017; 18(2): 229-234.
23. RIDDELL J, et al. A Survey of Emergency Medicine Residents’ Use of Educational Podcasts. West J Emerg Med., 2017; 18(2): 229–234.
24. ROLAND D, et al. What Are the Real-World Podcast-Listening Habits of Medical Professionals? Cureus, 2021; 13(7): e16240.
25. ROMAN RO, et al. The giants of education in geriatric medicine and gerontology. Age and Ageing., 2022; 51(2): afac004.
26. STERLING M, et al. The use of social media in graduate medical education: a systematic review. Acad Med., 2017; 92(7): 1043–1056.