Aprendizagem em saúde do idoso por meio de podcast: uma análise da experiência de discentes de medicina

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Marcia Helena Ribeiro de Oliveira
Milena Coelho Fernandes Caldato

Resumo

Objetivo: Descrever de forma qualitativa a experiência de graduandos de medicina com a utilização de podcasts como ferramenta de ensino extracurricular em Saúde do Idoso. Métodos: Trata-se de pesquisa transversal e descritiva, realizada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará, em uma população de 67 discentes de Medicina, que estavam cursando o módulo de saúde do idoso. Os alunos responderam um questionário on-line após escutar os episódios do podcast criado para a pesquisa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: A pesquisa mostrou que a maioria dos alunos estava defronte a sua primeira experiência com esse tipo de mídia, com um impacto muito positivo em seu aprendizado. A tecnologia descontraída e inovadora facilitou a adesão dos discentes à escuta do conteúdo, que consideraram que o podcast pode ser utilizado para produção de seus próprios materiais de estudo, para revisões, no aprimoramento da relação médico-paciente e no aprendizado em contexto multitarefas. Conclusão: A exploração desse tipo mídia dentro do ambiente acadêmico demonstra ter potencial para contribuir na formação dos discentes. Tornam-se necessárias novas pesquisas acerca dos melhores processos metodológicos para a criação, produção e distribuição de conteúdo.

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Como Citar
OliveiraM. H. R. de, & CaldatoM. C. F. (2022). Aprendizagem em saúde do idoso por meio de podcast: uma análise da experiência de discentes de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 15(12), e11883. https://doi.org/10.25248/reas.e11883.2022
Seção
Artigos Originais

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