Influência da gameterapia na intensidade da dor e seus impactos na qualidade de vida e equilíbrio em pacientes com neuropatia diabética
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar a influência da gameterapia sobre a intensidade da dor, equilíbrio e a qualidade de vida em pacientes com neuropatia diabética. Métodos: Participaram 4 voluntários, com diagnóstico de neuropatia diabética com idade de 60,5 ± 7,50 anos, submetidos ao tratamento com gameterapia durante 24 sessões, 3x/semana por 50 minutos e avaliados pré e pós-intervenção pelo questionário para rastreio de dor neuropática (DN4) e escala numérica de dor, escala de Tinetti, teste de Romberg, Timed Up and Go (TUG), e qualidade de vida pelo Neuropathy-Specific Quality of Life (NeuroQol). Resultados: Observou-se no pós-tratamento valores médios maiores para o teste de Romberg de Olhos Abertos (OA) e Olhos Fechados (OF) (p<0,001 e p=0,016) respectivamente, Escala de equilíbrio de Tinetti (p=0,003) e qualidade de vida (p<0,001) se comparados ao pré-tratamento, bem como valores menores para dor pela Escala Numérica de Dor (END) (p=0,007) e para TUG (p=0,007). Conclusão: A gameterapia se mostrou no presente estudo eficaz na melhora dos sintomas da Neuropatia diabética, a respeito dos quadros álgicos e de equilíbrio contribuindo consequentemente na melhora da qualidade de vida destes pacientes, visto que age diretamente sobre as questões funcionais, físicas e psicológicas.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ANDRADE LCA, et al. Timed Up and Go teste na avaliação do risco de quedas em idosos: uma revisão de literatura. Research, Society and Development, 2021; 10(13): e321101321615.
3. BARAVIEIRA PB, et al. Análise perceptivo-auditiva de vozes rugosas e soprosas: correspondência entre a escala visual analógica e a escala numérica. In: CoDAS, 2016; 163-167.
4. CANO-MAÑAS MJ, et al. Effects of Video-Game Based Therapy on Balance, Postural Control, Functionality, and Quality of Life of Patients with Subacute Stroke: A Randomized Controlled Trial. Journal of healthcare engineering, 2020.
5. COELHO FVB, et al. Realidade virtual na recuperação da marcha em pacientes pós acidente vascular encefálico: revisão sistemática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2022; 11(7): e55411730514.
6. COSTA AF, et al. Carga do diabetes mellitus tipo 2 no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 2017; 33: 00197915.
7. DA SILVA DIAS T, et al. As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2017; 25: 3.
8. GAUTHIER LV, et al. Video Game Rehabilitation for Outpatient Stroke (VIGoROUS): protocol for a multi-center comparative effectiveness trial of in-home gamified constraint-induced movement therapy for rehabilitation of chronic upper extremity hemiparesis. BMC neurology, 2017; 17(1): 109.
9. GUDALA K, et al. Hindi version of short form of douleur neuropathique 4 (S-DN4) questionnaire for assessment of neuropathic pain component: a cross-cultural validation study. The Korean journal of pain, 2017; 30(3): 197-206.
10. HICKS CW e SELVIN E. Epidemiology of Peripheral Neuropathy and Lower Extremity Disease in Diabetes. Curr Diab Rep, 2019; 19(10): 86.
11. HUNG ES, et al. Effects of Interactive Video Game-Based Exercise on Balance in Diabetic Patients with Peripheral Neuropathy: An Open-Level, Crossover Pilot Study. Evidence-based complementary and alternative medicine: eCAM, 2019.
12. INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas, 9th edn. Brussels, Belgium: 2019.
13. KAMIŃSKA MS, et al. The effectiveness of virtual reality training in reducing the risk of falls among elderly people. Clinical interventions inaging, 2018; 13: 2329-2338.
14. KU J, et al. Three-Dimensional Augmented Reality System for Balance and Mobility Rehabilitation in the Elderly: A Randomized Controlled Trial. Cyberpsychology, behavior and social networking, 2019; 22(2): 132-141.
15. MACONE A e OTIS JAD. Neuropathic Pain. Seminars in Neurology, 2018; 38(6): 644-653.
16. MAGNO LD, et al. Fisioterapia convencional versus conceito balance sobre alterações sensorio-motoras da neuropatia diabética. Reserch medical journal, 2017; 1(1): 1-9.
17. MARONESI CTP, et al. Exercícios físicos em portadores de neuropatia diabética: revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Fisioterapia e Pesquisa, 2016; 23(2): 216-223.
18. MATHEVE T, et al. Virtual reality distraction induces hypoalgesia in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial. Journal of neuroengineering and rehabilitation, 2020; 17(1): 55.
19. MONTEIRO RL, et al. Protocol for evaluating the effects of a foot-ankle therapeutic exercise program on daily activity, foot-ankle functionality, and biomechanics in people with diabetic polyneuropathy: a randomized controlled trial. BMC musculoskeletal disorders, 2018; 19: 400.
20. NASCIMENTO AAG e OLIVEIRA PK. Benefícios do exercício físico em portadores de diabetes. Monografia. (Educação Física) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020; 17 p.
21. PEDROSA HC, et al. Neuropatias e Pé Diabético. 1ª edição. São Paulo: AC Farmaceutica, 2014.
22. PEEBLES AT, et al. A Virtual Reality Game Suite for Graded Rehabilitation in Patients With Low Back Pain and a High Fear of Movement: Within-Subject Comparative Study. JMIR serious games, 2022; 10(1): e32027.
23. RIBEIRO MCS, et al. A gameterapia utilizada como ferramenta no equilíbrio de pacientes hemiparético espásticos. Revista UNIANDRADE, 2022; 22(1): 62-73.
24. ROSA TSM, et al. Avaliação do equilíbrio corporal em idosos institucionalizados com queixa de tontura. Revista Kairós-Gerontologia, 2017; 20(4): 345-366.
25. ROSENBERGER DC, et al. Challenges of neuropathic pain: focus on diabetic neuropathy. Journal of neural transmission (Vienna, Austria: 1996), 2020; 127(4): 589-624.
26. SCURA D e MUNAKOMI S. Tinetti Teste de Marcha e Equilíbrio. StatPearls. Ilha do Tesouro (FL): Publicação StatPearls; 2022.
27. SELVARAJAH D, et al. Diabetic peripheral neuropathy: advances in diagnosis and strategies for screening and early intervention. The lancet. Diabetes & endocrinology, 2019; 7(12): 938-948.
28. SEYEDIZADEH SH, et al. The Effects of Combined Exercise Training (Resistance-Aerobic) on Serum Kinesin and Physical Function in Type 2 Diabetes Patients with Diabetic Peripheral Neuropathy (Randomized Controlled Trials). Journal of diabetes research, 2020; 6978128.
29. SOTOMAIOR B. Efeito do treinamento de força na dor neuropática em modelo animal de diabetes. Dissertação (Mestrado em educação física) - Setor de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021; 94 p.
30. XAVIER ATF, et al. Adaptação cultural e validação do Neuropathy - and Foot Ulcer – Specific Quality of Life (NeuroQol) para a língua portuguesa do Brasil - Fase 1. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2011; 19(6): 10.