Influência da gameterapia na intensidade da dor e seus impactos na qualidade de vida e equilíbrio em pacientes com neuropatia diabética

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Allan Mateus da Silva Lima
Diego Mansur Alfaia
Ana Clara Lima Serra
Emanuelle Mayane do Nascimento Oliveira
Lívia Moreira Paes
Matheus Sodré de Araújo
Larissa Salgado de Oliveira Rocha

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência da gameterapia sobre a intensidade da dor, equilíbrio e a qualidade de vida em pacientes com neuropatia diabética. Métodos: Participaram 4 voluntários, com diagnóstico de neuropatia diabética com idade de 60,5 ± 7,50 anos, submetidos ao tratamento com gameterapia durante 24 sessões, 3x/semana por 50 minutos e avaliados pré e pós-intervenção pelo questionário para rastreio de dor neuropática (DN4) e escala numérica de dor, escala de Tinetti, teste de Romberg, Timed Up and Go (TUG), e qualidade de vida pelo Neuropathy-Specific Quality of Life (NeuroQol). Resultados: Observou-se no pós-tratamento valores médios maiores para o teste de Romberg de Olhos Abertos (OA) e Olhos Fechados (OF) (p<0,001 e p=0,016) respectivamente, Escala de equilíbrio de Tinetti (p=0,003) e qualidade de vida (p<0,001) se comparados ao pré-tratamento, bem como valores menores para dor pela Escala Numérica de Dor (END) (p=0,007) e para TUG (p=0,007). Conclusão: A gameterapia se mostrou no presente estudo eficaz na melhora dos sintomas da Neuropatia diabética, a respeito dos quadros álgicos e de equilíbrio contribuindo consequentemente na melhora da qualidade de vida destes pacientes, visto que age diretamente sobre as questões funcionais, físicas e psicológicas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LimaA. M. da S., AlfaiaD. M., SerraA. C. L., OliveiraE. M. do N., PaesL. M., AraújoM. S. de, & RochaL. S. de O. (2023). Influência da gameterapia na intensidade da dor e seus impactos na qualidade de vida e equilíbrio em pacientes com neuropatia diabética. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(3), e11907. https://doi.org/10.25248/reas.e11907.2023
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ALBUQUERQUE VT, et al. O uso da realidade virtual no equilíbrio postural de idosos: revisão de literatura. International Journal of Development Research, 2020; 10(11): 41917-41924.

2. ANDRADE LCA, et al. Timed Up and Go teste na avaliação do risco de quedas em idosos: uma revisão de literatura. Research, Society and Development, 2021; 10(13): e321101321615.

3. BARAVIEIRA PB, et al. Análise perceptivo-auditiva de vozes rugosas e soprosas: correspondência entre a escala visual analógica e a escala numérica. In: CoDAS, 2016; 163-167.

4. CANO-MAÑAS MJ, et al. Effects of Video-Game Based Therapy on Balance, Postural Control, Functionality, and Quality of Life of Patients with Subacute Stroke: A Randomized Controlled Trial. Journal of healthcare engineering, 2020.

5. COELHO FVB, et al. Realidade virtual na recuperação da marcha em pacientes pós acidente vascular encefálico: revisão sistemática. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 2022; 11(7): e55411730514.

6. COSTA AF, et al. Carga do diabetes mellitus tipo 2 no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 2017; 33: 00197915.

7. DA SILVA DIAS T, et al. As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2017; 25: 3.

8. GAUTHIER LV, et al. Video Game Rehabilitation for Outpatient Stroke (VIGoROUS): protocol for a multi-center comparative effectiveness trial of in-home gamified constraint-induced movement therapy for rehabilitation of chronic upper extremity hemiparesis. BMC neurology, 2017; 17(1): 109.

9. GUDALA K, et al. Hindi version of short form of douleur neuropathique 4 (S-DN4) questionnaire for assessment of neuropathic pain component: a cross-cultural validation study. The Korean journal of pain, 2017; 30(3): 197-206.

10. HICKS CW e SELVIN E. Epidemiology of Peripheral Neuropathy and Lower Extremity Disease in Diabetes. Curr Diab Rep, 2019; 19(10): 86.

11. HUNG ES, et al. Effects of Interactive Video Game-Based Exercise on Balance in Diabetic Patients with Peripheral Neuropathy: An Open-Level, Crossover Pilot Study. Evidence-based complementary and alternative medicine: eCAM, 2019.

12. INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas, 9th edn. Brussels, Belgium: 2019.

13. KAMIŃSKA MS, et al. The effectiveness of virtual reality training in reducing the risk of falls among elderly people. Clinical interventions inaging, 2018; 13: 2329-2338.

14. KU J, et al. Three-Dimensional Augmented Reality System for Balance and Mobility Rehabilitation in the Elderly: A Randomized Controlled Trial. Cyberpsychology, behavior and social networking, 2019; 22(2): 132-141.

15. MACONE A e OTIS JAD. Neuropathic Pain. Seminars in Neurology, 2018; 38(6): 644-653.

16. MAGNO LD, et al. Fisioterapia convencional versus conceito balance sobre alterações sensorio-motoras da neuropatia diabética. Reserch medical journal, 2017; 1(1): 1-9.

17. MARONESI CTP, et al. Exercícios físicos em portadores de neuropatia diabética: revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Fisioterapia e Pesquisa, 2016; 23(2): 216-223.

18. MATHEVE T, et al. Virtual reality distraction induces hypoalgesia in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial. Journal of neuroengineering and rehabilitation, 2020; 17(1): 55.

19. MONTEIRO RL, et al. Protocol for evaluating the effects of a foot-ankle therapeutic exercise program on daily activity, foot-ankle functionality, and biomechanics in people with diabetic polyneuropathy: a randomized controlled trial. BMC musculoskeletal disorders, 2018; 19: 400.

20. NASCIMENTO AAG e OLIVEIRA PK. Benefícios do exercício físico em portadores de diabetes. Monografia. (Educação Física) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020; 17 p.

21. PEDROSA HC, et al. Neuropatias e Pé Diabético. 1ª edição. São Paulo: AC Farmaceutica, 2014.

22. PEEBLES AT, et al. A Virtual Reality Game Suite for Graded Rehabilitation in Patients With Low Back Pain and a High Fear of Movement: Within-Subject Comparative Study. JMIR serious games, 2022; 10(1): e32027.

23. RIBEIRO MCS, et al. A gameterapia utilizada como ferramenta no equilíbrio de pacientes hemiparético espásticos. Revista UNIANDRADE, 2022; 22(1): 62-73.

24. ROSA TSM, et al. Avaliação do equilíbrio corporal em idosos institucionalizados com queixa de tontura. Revista Kairós-Gerontologia, 2017; 20(4): 345-366.

25. ROSENBERGER DC, et al. Challenges of neuropathic pain: focus on diabetic neuropathy. Journal of neural transmission (Vienna, Austria: 1996), 2020; 127(4): 589-624.

26. SCURA D e MUNAKOMI S. Tinetti Teste de Marcha e Equilíbrio. StatPearls. Ilha do Tesouro (FL): Publicação StatPearls; 2022.

27. SELVARAJAH D, et al. Diabetic peripheral neuropathy: advances in diagnosis and strategies for screening and early intervention. The lancet. Diabetes & endocrinology, 2019; 7(12): 938-948.

28. SEYEDIZADEH SH, et al. The Effects of Combined Exercise Training (Resistance-Aerobic) on Serum Kinesin and Physical Function in Type 2 Diabetes Patients with Diabetic Peripheral Neuropathy (Randomized Controlled Trials). Journal of diabetes research, 2020; 6978128.

29. SOTOMAIOR B. Efeito do treinamento de força na dor neuropática em modelo animal de diabetes. Dissertação (Mestrado em educação física) - Setor de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021; 94 p.

30. XAVIER ATF, et al. Adaptação cultural e validação do Neuropathy - and Foot Ulcer – Specific Quality of Life (NeuroQol) para a língua portuguesa do Brasil - Fase 1. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2011; 19(6): 10.