Implicações do tempo de tela no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças autistas

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Clara Monteiro Leitão
Umberto Marinho de Lima Júnior
Milena Nunes Alves de Sousa

Resumo

Objetivo: Verificar os impactos do Tempo de Tela no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que possui como pergunta norteadora: “Pacientes pediátricos portadores do Transtorno do Espectro Autista possuem maiores implicações do desenvolvimento neuropsicomotor quando em uso do Tempo de Tela?”. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) adotados em inglês foram: “Autism Spectrum Disorder”, Children e “Screen Time”. Obteve-se os estudos na base de dados eletrônica: US Nacional Library of Medicine National institutes of Health (PubMed) e nas bibliotecas: The Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram aplicados critérios de inclusão e exclusão, culminando em 07 artigos incluídos após a triagem. Resultados: 41,66% das publicações demonstraram a existência de problemas na comunicação social, 33,33% deles afirmaram piora dos sintomas do transtorno autístico ou o surgimento deles nas crianças expostas a telas, ademais, 16,66 % afirmaram existir problemas na qualidade do sono e 8,33 % demonstram o surgimento de sobrepeso e obesidade nas crianças com TEA que utilizam tela. Considerações finais: Os achados sugerem implicações para o desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista quando expostas ao Tempo de Tela.

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Como Citar
LeitãoC. M., Lima JúniorU. M. de, & SousaM. N. A. de. (2023). Implicações do tempo de tela no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças autistas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(3), e11970. https://doi.org/10.25248/reas.e11970.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

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