Construção e validação de cartilha educativa para pacientes oncológicos acerca do cateter venoso central totalmente implantável

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Aline Mendes Cardoso
Monica Karla Vojta Miranda
Itamara Rodrigues Moura
Juliana Farias Vieira
Julianne de Figueiredo da Costa
Erick Rosa Pacheco
Andreza Regina Farias Ferraz
Monique Cristine Prata Pinto
André Mota Pereira
Jhâmela Suelen Lopes Soares

Resumo

Objetivo: Construir e validar o conteúdo e a aparência de uma tecnologia educativa do tipo cartilha para pacientes oncológicos acerca do cateter venoso central totalmente implantado. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem metodológica, desenvolvida em três etapas: Levantamento bibliográfico, construção da cartilha e validação aparente e de conteúdo por juízes especialistas e pelo público-alvo. A coleta de dados foi desenvolvida em um hospital público, localizado em Santarém - Pará, no mês de agosto de 2022. Para a avaliação da cartilha foram utilizados dois questionários distintos, respondidos conforme a escala de Likert modificada. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com taxa de concordância mínima de 80%. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A cartilha foi intitulada "Cateter Venoso Central Totalmente Implantado" e teve como subtítulo "Port-a-cath”. Todos os tópicos avaliados tiveram concordância acima de 80%. O IVC global foi igual 99,3% entre os juízes especialistas e 100% entre o público-alvo, considerando o material válido e adequado, com elevado nível de concordância. Conclusão: Logo, tem-se disponível uma ferramenta educacional confiável, capaz de facilitar a comunicação em saúde, a adesão ao tratamento, aprimorar o conhecimento e auxiliar no poder de decisão dos pacientes.

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Como Citar
CardosoA. M., MirandaM. K. V., MouraI. R., VieiraJ. F., CostaJ. de F. da, PachecoE. R., FerrazA. R. F., PintoM. C. P., PereiraA. M., & SoaresJ. S. L. (2023). Construção e validação de cartilha educativa para pacientes oncológicos acerca do cateter venoso central totalmente implantável. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(5), e11992. https://doi.org/10.25248/reas.e11992.2023
Seção
Artigos Originais

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