Construção e validação de cartilha educativa para pacientes oncológicos acerca do cateter venoso central totalmente implantável
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Resumo
Objetivo: Construir e validar o conteúdo e a aparência de uma tecnologia educativa do tipo cartilha para pacientes oncológicos acerca do cateter venoso central totalmente implantado. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem metodológica, desenvolvida em três etapas: Levantamento bibliográfico, construção da cartilha e validação aparente e de conteúdo por juízes especialistas e pelo público-alvo. A coleta de dados foi desenvolvida em um hospital público, localizado em Santarém - Pará, no mês de agosto de 2022. Para a avaliação da cartilha foram utilizados dois questionários distintos, respondidos conforme a escala de Likert modificada. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com taxa de concordância mínima de 80%. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A cartilha foi intitulada "Cateter Venoso Central Totalmente Implantado" e teve como subtítulo "Port-a-cath”. Todos os tópicos avaliados tiveram concordância acima de 80%. O IVC global foi igual 99,3% entre os juízes especialistas e 100% entre o público-alvo, considerando o material válido e adequado, com elevado nível de concordância. Conclusão: Logo, tem-se disponível uma ferramenta educacional confiável, capaz de facilitar a comunicação em saúde, a adesão ao tratamento, aprimorar o conhecimento e auxiliar no poder de decisão dos pacientes.
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