Características da doença mão-pé-boca e a relação do seu alto contágio dentro do ambiente escolar

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Natália Rodrigues da Silva
Rodrigo Euripedes da Silveira
Elenice de Fatima Souza Capelario
William Gomes da Silva
Lucas Saraiva Braga Brito
Mérlim Fachini
Klismann Walles Soares do Nascimento
Alvim João Faust
Valeska Gomes de Oliveira
Rodrigo Daniel Zanoni

Resumo

Objetivo: Analisar as principais características da doença e o porquê de a doença mão-pé-boca ser tão contagiosa no contexto do ambiente escolar. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, ocorrida no período de outubro a dezembro de 2022, através das bases de dados: PubMed, BVS, SCIELO e LILACS e Acervo+ Index Base. Além disso, foi utilizado o mecanismo de busca do Google acadêmico. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) foram: Doença Mão-Pé-Boca, Educação em Saúde, Criança, Escolas. Os critérios de inclusão foram estudos em português e dentro do recorte temporal de 2018 e 2022, já os critérios de exclusão foram artigos duplicados, fora do escopo, resumos e incompletos. Após seleção dos artigos, apenas 10 estudos foram escolhidos para integrar a amostra final. Resultados: A doença mão-pé-boca se dissemina facilmente em ambiente escolar, devido ao contato físico entre estudantes no ambiente escolar pois, a principal característica da doença é a formação de vesículas, que explodem se tornando úlceras, nesse processo, os líquidos contidos se espalham pela pele, ambiente e objetos compartilhados. Considerações Finais: Conclui-se que, o contágio é feito pelo contato com os líquidos das vesículas, saliva e gotículas de ar do infectado, agravando-se durante o comum de brinquedos, mesas, materiais, alimentos, fezes, entre outros.

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Como Citar
SilvaN. R. da, SilveiraR. E. da, CapelarioE. de F. S., SilvaW. G. da, BritoL. S. B., FachiniM., NascimentoK. W. S. do, FaustA. J., OliveiraV. G. de, & ZanoniR. D. (2023). Características da doença mão-pé-boca e a relação do seu alto contágio dentro do ambiente escolar. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(2), e12035. https://doi.org/10.25248/reas.e12035.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

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