Concepções de docentes sobre a formação do fisioterapeuta com ênfase nas diretrizes curriculares, interdisciplinaridade e educação interprofissional

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Emanuely Rolim Nogueira
Patrícia Martins Montanari
Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa
Ubiraídys de Andrade Isidório
Elisangela Vilar de Assis
Thamires Gonçalves da Silva
Roberto Alexandre Franken

Resumo

Objetivo: Compreender como os docentes de cursos de Fisioterapia entendem a interdisciplinaridade e educação interprofissional, a partir de das Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Pedagógicos dos cursos, para atuação no Sistema Único de Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado com docentes de instituições de Ensino Superior do estado da Paraíba, entre os anos de 2020 e 2021. Foram realizados dois grupos focais que nortearam as entrevistas individuais, via Google Meet. A organização e sistematização das informações coletadas seguiu os procedimentos da análise de conteúdo temática. Resultados: Os participantes apresentam dificuldade em conceituar a interdisciplinaridade, apresentam pouca vivência no seu processo formativo sobre práticas interdisciplinares e atuação interprofissional. Entretanto, conseguem identificar as fragilidades existentes durante o seu próprio processo formativo. Sobre os documentos dos cursos, apresentam superficialidade em relação ao conteúdo e dificuldade na execução dos mesmos, e necessidade de reformulação dos currículos e aperfeiçoamento de suas práticas docentes. Conclusão: Os participantes conhecem o processo formativo de fisioterapeutas, apresentam conhecimento superficial sobre os documentos dos cursos, identificam as fragilidades na própria formação com desconhecimento de práticas interdisciplinares e interprofissionalidade, implicando diretamente na atuação profissional.

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Como Citar
NogueiraE. R., MontanariP. M., FeitosaA. do N. A., IsidórioU. de A., AssisE. V. de, SilvaT. G. da, & FrankenR. A. (2023). Concepções de docentes sobre a formação do fisioterapeuta com ênfase nas diretrizes curriculares, interdisciplinaridade e educação interprofissional. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(4), e12118. https://doi.org/10.25248/reas.e12118.2023
Seção
Artigos Originais

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