Como ficou a saúde mental de docentes universitários durante a pandemia da Covid-19?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Caio Fellipe Dias Muniz
Naíze Nascimento de Carvalho
Aline Macedo Carvalho Freitas
Ana Luisa Patrão
Tânia Maria de Araújo
Paloma de Sousa Pinho

Resumo

Objetivo: Estimar a prevalência de fatores associados aos transtornos mentais comuns entre docentes de nível superior.  Métodos: Estudo epidemiológico do tipo transversal, realizado em uma Universidade Pública Federal, entre agosto/outubro de 2020. Foram analisados dados do projeto “Trabalho docente e saúde em tempos de pandemia (COVID-19)” e identificadas características sociodemográficas, exposições ocupacionais e condições de saúde mental dos docentes. Utilizou-se para a coleta de dados o instrumento Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), sendo realizadas análises bivariadas com teste qui-quadrado de Pearson e regressão logística bivariada. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: As mudanças abruptas nas rotinas diárias e de trabalho decorrentes da pandemia interferiram no estado emocional dos docentes. O modelo ajustado apontou associação entre os transtornos mentais comuns e ter menos de seis horas de sono por dia, usar remédio para ansiedade, depressão, insônia e estresse durante a pandemia e ter a sensação frequente de ter que escolher a quem frustrar ou decepcionar. A prática das atividades regulares de lazer mostrou-se como fator de proteção para o adoecimento mental. Conclusão: Fica evidente que a realidade de trabalho remoto associado ao contexto de pandemia da Covid-19 trouxe significativas alterações para a rotina e condições emocionais dos docentes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MunizC. F. D., CarvalhoN. N. de, FreitasA. M. C., PatrãoA. L., AraújoT. M. de, & PinhoP. de S. (2023). Como ficou a saúde mental de docentes universitários durante a pandemia da Covid-19?. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(5), e12145. https://doi.org/10.25248/reas.e12145.2023
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ARAÚJO LMN, et al. Estresse no cotidiano universitário: estratégias de enfrentamento de docentes da saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online), 2016; 8(4):4956-4964.

2. ARAÚJO TM, et al. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, 2019; 35(suppl 1).

3. ARNTZ M, et al. Working from Home and COVID-19: The Chances and Risks for Gender Gaps. Inter Econ., 2020; 55(6):381-386.

4. BERNARDO KAS, et al. As configurações do trabalho remoto da categoria docente no contexto da pandemia COVID-19. Revista Norus, 2020; 8(14): 8–39.

5. BIROLI P, et al. Family Life in Lockdown. Front Psychol., 2021; 12: 687570.

6. BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – covid-19, e revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020, no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, 2020.

7. BRITO SBP, et al. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigil Sanit Debate, 2020; 8(2): 54–63.

8. BROOKS SK, et al. The psycological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The lancet, 2020; 395(10227): 912-920.

9. CAMPOS TC, et al. Trabalho docente em universidades públicas brasileiras e adoecimento mental. Revista Docência e Ensino Superior, 2020; 10(1): 1–19.

10. CHOI E, et al. Long working hours and depressive symptoms: moderation by gender, income, and job status. J Affect Disord., 2021; 286: 99-107.

11. CORTEZ PA, et al. A saúde docente no trabalho: apontamentos segundo a literatura recente. Cadernos de Saúde coletiva, 2017; 25(1): 113-122.

12. DINIZ N. Reestruturação do Trabalho Docente e Desigualdades Educacionais em Tempos de Crise Sanitária, Econômica e Civilizatória. Revista Tamoios, 2020; Ano 16 especial Covid-19(1): 138 – 144.

13. ESCOBAR-CÓRDOBA F, et al. Effects of social isolation on sleep during the COVID-19 pandemic. Sleep Sci., 2021; 14(Special 1): 86-93.

14. FREITAS AMC, et al. Psychosocial aspects at work and the quality of sleep of professors in higher education. Archives of Environmental & Occupational Health, 2020; 75(5): 297-306.

15. FREITAS AMC, et al. Qualidade do sono e fatores associados entre docentes de educação superior. Revista Brasileira de saúde ocupacional, 2021; 46.

16. GOMES NP, et al. Saúde Mental de docente universitários em tempos de Covid-19. Saúde e Sociedade, 2021; 30(2): 1-7.

17. GONÇALVES DM, et al. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cadernos de Saúde Pública [online], 2008; 24(2): 380-390.

18. HOSMER D e LEMESHOW S. Applied logistic regression. 2nd ed. New York: John Wiley & Sons, 2000.

19. LIMA MG, et al. Associação das condições sociais e econômicas com a incidência dos problemas com o sono durante a pandemia de COVID-19. Cadernos de Saúde Pública, 2021; 37(3).

20. LOIOLA F, et al. COVID-19 e os efeitos na prática do ensino em contexto universitário: mudança e inovação em um ambiente de urgência. Revista Cocar, 2021; Edição Especial(9): 1-21.

21. MARI JJ e WILLIAMS P. A validity study of a psychiatric screening questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo. Br. J. Psychiatry, 1986; 148(1): 23-26.

22. MENDES DC, et al. A realidade do trabalho Home Office na atipicidade pandêmica. Revista Valore, 2020; 5(edição especial): 160-191.

23. OLIVEIRA AL. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia de COVID-19. Revista Tamoios, 2020; Ano 16 especial Covid-19(1): 154 – 166.

24. OLIVEIRA ASD, et al. Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Psicol. Esc. Educ., 2017; 21(3): 609–619.

25. OLIVEIRA DA e PEREIRA JUNIOR EA. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola, 2021; 14(30): 719–734.

26. PALUDO EF. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Revista Em Tese, 2020; Seção especial Covid-19 17(2).

27. PINHO PS, et al. Trabalho remoto docente e saúde: repercussões das novas exigências em razão da pandemia da Covid-19. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 2021; 19.

28. SANTOS GMRF, et al. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 2021; 21(suppl 1):237-243.

29. SANTOS KOB, et al Avaliação de um instrumento de mensuração de morbidade psíquica: estudo de validação do Self-reporting questionnaire (SRQ-20). Revista Baiana de Saúde Pública, 2010; 34(3): 544-560.

30. SATO K, et al. Changes in work and life patterns associated with depressive symptoms during the COVID-19 pandemic: an observational study of health app (CALO mama) users. Occup Environ Med., 2021; 78(9): 632-637.

31. SOUZA KR, et al. Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública. Cadernos de Saúde Pública, 2018; 34(3).

32. SOUZA KR, et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 2021; 19: 1-14.

33. WORLD HEALTH ORGANIZATION. 2020. Coronavirus disease (covid-19). Situation Report – 169. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200707-covid-19-sitrep-169.pdf?sfvrsn=c6c69c88_2. Acessado em: 20 de janeiro de 2022.

34. XIAO Y, et al. Impacts of Working From Home During COVID-19 Pandemic on Physical and Mental Well-Being of Office Workstation Users. J Occup Environ Med., 2021; 63(3): 181-190.