Cartão interativo como tecnologia educativa para prevenção da tuberculose

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Dayanne de Nazaré dos Santos
Fernanda Teresa da Silva Martins
Gerciane Silva da Silva
Ívany Caroline Silva Cabral
Kimberly Gabriela do Socorro Pinto Dias
Pâmela Correia Castro
Nyvia Cristina dos Santos Lima
Juliana Pereira Pinto Cordeiro
Karytta Sousa Naka
Nádile Juliane Costa de Castro

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência do desenvolvimento de uma tecnologia educacional do tipo cartão interativo para prevenção da Tuberculose entre universitários. Relato de experiência: Esta experiência foi realizada por meio de uma atividade extensionista no percurso da formação em Enfermagem em Saúde Coletiva em um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública federal da região norte. Participaram sete discentes e um docente realizado durante o período de setembro a dezembro de 2022. Entre as competências elencadas no processo de formação há o treinamento para prevenção de agravos endêmicos.  Elencou-se os seguintes tópicos temáticos para a produção da tecnologia por meio de uma revisão da literatura: Conceito e transmissão da TB; Epidemiologia entre jovens; Tuberculose e pandemia, Co-Infecções e diferenças sintomáticas e tratamento e prevenção, sendo a experiência analisada por meio da Teoria da Atividade. A tecnologia foi elaborada por meio de editor de imagens colaborativo e interativo com protótipo inserido em repositório de acesso aberto.  Considerações finais:  A tipologia do tipo cartão interativo é inovadora, acessível e dinâmica, sendo potencial para mediar prevenção de doenças como da Tuberculose e a prevenção de agravos de forma criativa e potencial para mediar aprendizagem e desenvolvimento de tecnologias educativas.

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Como Citar
SantosD. de N. dos, MartinsF. T. da S., SilvaG. S. da, Cabral Ívany C. S., DiasK. G. do S. P., CastroP. C., LimaN. C. dos S., CordeiroJ. P. P., NakaK. S., & CastroN. J. C. de. (2023). Cartão interativo como tecnologia educativa para prevenção da tuberculose. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(3), e12165. https://doi.org/10.25248/reas.e12165.2023
Seção
Relatos de Experiência

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