Brinquedo terapêutico e o brincar: a compreensão a partir do acadêmico de enfermagem
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Resumo
Objetivo: Compreender a importância do brincar e do Brinquedo Terapêutico no cuidado pediátrico da criança hospitalizada a partir da visão de acadêmicos de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 13 acadêmicos de enfermagem, regularmente matriculados na faculdade de enfermagem da Universidade Federal do Pará. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, os dados foram interpretados através da análise de conteúdo de Bardin, com o auxílio do software Iramuteq, com aproveitamento de 73,53% do corpus textual. Resultados: Emergiram a partir da fala dos acadêmicos quatro categorias que contextualizaram o BT no processo de hospitalização pediátrica, de ligação com a equipe e na formação profissional. A maioria dos participantes era do sexo feminino (oito), com a média de idade de 22 anos. Considerações finais: Os acadêmicos definiram a importância do Brinquedo Terapêutico através de seus benefícios na assistência de enfermagem à saúde da criança. Porém, sinalizam os desafios de sua aplicabilidade pela equipe assistencial.
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