Brinquedo terapêutico e o brincar: a compreensão a partir do acadêmico de enfermagem

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Pedro Vitor Rocha Vila Nova
Andressa Tavares Parente
Andressa Fabiana Ferreira Fonseca
Glauciane Gomes da Silva
Sheila Barbosa Paranhos
Nádile Juliane Costa de Castro
Diego Pereira Rodrigues
Amanda Loyse da Costa Miranda
Brenda Caroline Martins da Silva
Wanne Leticia Santos Freitas

Resumo

Objetivo: Compreender a importância do brincar e do Brinquedo Terapêutico no cuidado pediátrico da criança hospitalizada a partir da visão de acadêmicos de enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 13 acadêmicos de enfermagem, regularmente matriculados na faculdade de enfermagem da Universidade Federal do Pará. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, os dados foram interpretados através da análise de conteúdo de Bardin, com o auxílio do software Iramuteq, com aproveitamento de 73,53% do corpus textual. Resultados: Emergiram a partir da fala dos acadêmicos quatro categorias que contextualizaram o BT no processo de hospitalização pediátrica, de ligação com a equipe e na formação profissional. A maioria dos participantes era do sexo feminino (oito), com a média de idade de 22 anos. Considerações finais: Os acadêmicos definiram a importância do Brinquedo Terapêutico através de seus benefícios na assistência de enfermagem à saúde da criança. Porém, sinalizam os desafios de sua aplicabilidade pela equipe assistencial. 

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Como Citar
NovaP. V. R. V., ParenteA. T., FonsecaA. F. F., SilvaG. G. da, ParanhosS. B., CastroN. J. C. de, RodriguesD. P., MirandaA. L. da C., SilvaB. C. M. da, & FreitasW. L. S. (2023). Brinquedo terapêutico e o brincar: a compreensão a partir do acadêmico de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(3), e12201. https://doi.org/10.25248/reas.e12201.2023
Seção
Artigos Originais

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