A comunicação entre o dentista e o paciente infanto-juvenil
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Resumo
Objetivo: Sintetizar, mediante as evidências científicas disponíveis, as principais estratégias de comunicação que são aplicadas no atendimento do paciente infantojuvenil em Odontopediatria. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com artigos publicados entre os anos de 1998 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol e com texto completo disponível. Utilizou-se como questão norteadora: “Tendo como base as evidências científicas atuais, quais as estratégias de comunicação utilizadas no atendimento do paciente infantojuvenil em Odontologia?”. A pesquisa foi realizada em agosto de 2022, nas bases de dados Pubmed, Scielo e BVS. Foram utilizados os descritores em inglês: "child", "children", "adolescent", "adolescence", "communication", "health communication", “child behavior”, "behavior orientation”, "pediatric dentistry", "dentistry" e "dental office”, combinados através dos operadores booleanos AND e OR. Resultados: De 237 trabalhos encontrados, 14 compuseram a amostra final, que por sua vez descreveu inúmeras estratégias de comunicação, verbais e não-verbais, dentre as quais se destacaram: o uso de vídeo, desenhos, instruções escritas, linguagem de sinais, música, estímulos táteis, olfativos, verbais e visuais. Considerações finais: Diante da influência positiva que as estratégias identificadas podem exercer no tratamento com o paciente infantojuvenil, torna-se necessário que novos estudos com esta temática sejam realizados.
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