Estratégias e tecnologias educativas sobre PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP) para HIV com travestis e mulheres trans

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Lucília de Fátima Santana Jardim
Camila Freire Albuquerque
André Luiz Machado das Neves
Elizabeth Teixeira
Bruna Alessandra Costa e Silva Panarra
Kelly Regina Pires da Silva Caciano
Sheila Vitor -Silva

Resumo

Objetivo: Identificar as estratégias e tecnologias para mediar práticas educativas sobre a Profilaxia Pré-Exposição – PrEP para HIV com pessoas travestis e mulheres trans. Revisão bibliográfica: Foram identificadas estratégias e tecnologias de diferentes modalidades e formatos. Os estudos evidenciaram tecnologias como: redes sociais, informação entre pares, campanhas informativas, mensagens via smartphone, aplicativo móvel para smartphone, blogs, plataformas onlineoffline para aconselhamento e teste de HIV, integração de tecnologias online e autoteste de HIV, intervenções grupais com pessoas trans, portais de tecnologia e sites de troca de mensagens. As evidências consultadas, apontam que a tecnologia educativa em saúde é elemento instrucional potente no cuidado e prevenção à saúde das pessoas travestis e mulheres trans. É essencial que produções baseadas em evidências, que considerem essas identidades de gênero, possam circular entre o universo trans para serem aliadas ao acesso à informação em saúde, para o cuidado de si e subsidiar profissionais que possuem uma formação fortemente marcada pelo padrão biologicista e heteronormativo, como é o caso da enfermagem. Considerações finais: Considera-se que as estratégias e tecnologias são veiculadas e disponibilizadas em diversificados canais de comunicação e revelaram-se importantes para educar, orientar e treinar sobre a PrEP.

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Como Citar
JardimL. de F. S., AlbuquerqueC. F., NevesA. L. M. das, TeixeiraE., PanarraB. A. C. e S., CacianoK. R. P. da S., & Vitor -SilvaS. (2023). Estratégias e tecnologias educativas sobre PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP) para HIV com travestis e mulheres trans. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(3), e12225. https://doi.org/10.25248/reas.e12225.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

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