Impactos e efeitos psicológicos da pandemia da COVID-19 na atividade universitária
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Identificar e descrever as principais adversidades enfrentadas pela comunidade acadêmica durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados National Center for Biotechnology Information (PubMed/MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Acervo+ Index base, realizada entre novembro e dezembro de 2022. Foram utilizados os descritores “COVID-19”; “Education”; “Research”; “Universities”. Resultados: A amostra final foi composta por 18 artigos sobre a comunidade acadêmica universitária durante a pandemia da COVID-19, em que as temáticas foram subdivididas entre impactos no ensino e pesquisa; e efeitos psicológicos. Considerações finais: O estudo evidenciou e descreveu os principais efeitos da pandemia da COVID-19 na comunidade acadêmica universitária, relacionado à continuidade da formação educacional e pesquisas desenvolvidas em universidades e instituições de ensino superior e como os desafios vivenciados nesse período afetam a saúde mental do corpo docente, estudantes e funcionários dessas instituições.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ALI W. Online and Remote Learning in Higher Education Institutes: A Necessity in Light of COVID-19 Pandemic. Higher Education Studies, 2020; 10(3): 16-25.
3. ALI W. The Efficacy of Evolving Technology in Conceptualizing Pedagogy and Practice in Higher Education. Journal of Higher Education Studies, 2019; 9(2): 81-95.
4. ARISTOVNIK A, et al. Impacts of the COVID-19 Pandemic on Life of Higher Education Students: A Global Perspective. Sustainability, 2020; 12(20): 8438.
5. ARRONA-PALACIOS A, et al. Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and burnout in faculty members of higher education in Mexico. Ciência & Saúde Coletiva, 2022; 27(8): 2985-2993.
6. BAPTISTA CJ, et al. COVID-19 e saúde mental: fatores associados à depressão, ansiedade e estresse em uma comunidade universitária. Psico, Porto Alegre, 2022; 53(1): 1-12.
7. BARBOSA HCV, et al. Pandemia da COVID-19: alternativas e entraves no processo educacional. Revista Baiana de Enfermagem, 2022; 36: e38170.
8. BISCARDE DGS, et al. Atenção Primária à Saúde e COVID-19: desafios para universidades, trabalhadores e gestores em saúde. Revista Baiana de Enfermagem, 2022; 36: e37824.
9. BULMAN G e FAIRLIE R. The Impact of COVID-19 on Community College Enrollment and Student Success: Evidence from California Administrative Data. Education Finance and Policy, 2022; 17(4): 745–764.
10. CAPELLARI C, et al. Panorama brasileiro da formação de enfermeiros durante a pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022; 75(6): e20210923.
11. CAVALCANTI AO e SANTANA DD. Potencialidades e fragilidades da supervisão acadêmica no cenário da pandemia de covid-19: Relato de experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, 2022; 46(1): 294-303.
12. CORRÊA NG, et al. Impactos e desafios no acesso à educação em um município do Amapá, na pandemia de SARS-CoV-2. Revista Acervo Educacional, 2022; 4: e10442.
13. CULLEN W, et al. Mental health in the COVID-19 pandemic. QJM: An International Journal of Medicine, 2020; 113(5): 311–312.
14. CZERNIEWICZ L. What we learnt from “going online” during university shutdowns in South Africa. Acessado em: https://philonedtech.com/what-we-learnt-from-going-online-during-university-shutdowns-in-south-africa/. 2020.
15. DANIEL SJ. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 2020; 49: 91–96.
16. ELFIRDOUSSI S, et al. Assessing Distance Learning in Higher Education during the COVID-19 Pandemic. Education Research International, 2020; 2020: 1-13
17. FAGUNDES AT, et al. Universitários no contexto da COVID-19: perfil, comportamentos e atividades acadêmicas. Cogitare Enfermagem, 2022; 27: e82306.
18. FAWAZ M e SAMAHA A. E‐learning: Depression, anxiety, and stress symptomatology among Lebanese university students during COVID‐19 quarantine. Nursing Forum, 2021; 56:52–57.
19. FIORENTIN L e BELTRAME V. Distanciamento social por Covid 19: repercussão na rotina de universitários. Revista Cuidarte, 2022; 13(1): e2093.
20. FIORILLO A e GORWOOD P. The consequences of the COVID-19 pandemic on mental health and implications for clinical practice. European Psychiatry, 2020; 63(1):e32.
21. GAMA LMP, et al. Social distancing and emotional state of university students in the COVID-19 pandemic: a descriptive-exploratory study. Online Brazilian Journal of Nursing. 2022; 21(2): e20226577.
22. GARCIA FW, et al. Percepção de docentes de cursos da área da saúde sobre adaptação ao ensino remoto. Espaço para Saúde, 2022; 23: e851.
23. HOFER SI, et al. Online teaching and learning in higher education: Lessons learned in crisis situations. Computers in Human Behavior, 2021; 121: 106789.
24. ISLAM MA, et al. Depression and anxiety among university students during the COVID-19 pandemic in Bangladesh: A web-based cross-sectional survey. PloS one, 2020; 15(8): e0238162.
25. MISHRA L, et al. Online teaching-learning in higher education during lockdown period of COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research, 2020; 1: 100012.
26. ODRIOZOLA-GONZÁLEZ P, et al. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research, 2020; 290: 113108.
27. OMARY MB, et al. The COVID-19 pandemic and research shutdown: staying safe and productive. The Journal of clinical investigation, 2020; 130(6): 2745–2748.
28. PADOVEZE MC, et al. Abordagem passo a passo para reabertura de instituição de ensino superior brasileira na pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022; 75(6): e20210807.
29. PAUDEL P. Online education: Benefits, challenges and strategies during and after COVID-19 in higher education. International Journal on Studies in Education, 2021; 3(2): 70-85.
30. RASHID S e YADAV SS. Impact of Covid-19 Pandemic on Higher Education and Research. Indian Journal of Human Development, 2020; 14(2): 340–343.
31. RIBEIRO LS, et al. Efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde mental de uma comunidade acadêmica. Acta Paulista de Enfermagem, 2021; 34: eAPE03423.
32. SANTOS MS e BELLEMO AIS. Sofrimento psíquico de professores universitários durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(8): e10529.
33. SANTOS RMS, et al. Tempo de tela, sintomas depressivos e sono: o ensino superior remoto na Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(2): e9686.
34. SHARIFI A e KHAVARIAN-GARMSIRD AR. The COVID-19 pandemic: Impacts on cities and major lessons for urban planning, design, and management. Science of The Total Environment, 2020; 749: 142391.
35. SILVA DSM, et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, 2022; 46(2): e058.
36. SILVA MD, et al. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(5): e7120.
37. SUNDARASEN S, et al. Psychological Impact of COVID-19 and Lockdown among University Students in Malaysia: Implications and Policy Recommendations. International journal of environmental research and public health, 2020; 17(17): 6206.
38. SUNDE RM, et al. Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cadernos Ibero-americanos de Direito Sanitário, 2022; 11(2): 88-102.
39. TARKAR P. Impact of Covid-19 Pandemic On Education System. International Journal of Advanced Science and Technology, 2020; 29(9s): 3812-3814.
40. TOQUERO CM. Challenges and Opportunities for Higher Education amid the COVID-19 Pandemic: The Philippine Context. Pedagogical Research, 2020; 5(4): em0063.