Impactos e efeitos psicológicos da pandemia da COVID-19 na atividade universitária

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Yasmin Pacheco Ribeiro
Jennyfer de Fátima Aryadne Silva
Amanda da Silva Barbosa
Marileila Rodrigues Pacheco
Marcela Raíssa Asevedo Dergan
João Batista Chaves Silva
Anna Carolline Cardoso de Magalhães
Amanda Vitória Nunes Henrique
Vanessa Queiroz dos Santos
Nelson Antonio Bailão Ribeiro

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever as principais adversidades enfrentadas pela comunidade acadêmica durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados National Center for Biotechnology Information (PubMed/MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Acervo+ Index base, realizada entre novembro e dezembro de 2022. Foram utilizados os descritores “COVID-19”; “Education”; “Research”; “Universities”. Resultados: A amostra final foi composta por 18 artigos sobre a comunidade acadêmica universitária durante a pandemia da COVID-19, em que as temáticas foram subdivididas entre impactos no ensino e pesquisa; e efeitos psicológicos. Considerações finais: O estudo evidenciou e descreveu os principais efeitos da pandemia da COVID-19 na comunidade acadêmica universitária, relacionado à continuidade da formação educacional e pesquisas desenvolvidas em universidades e instituições de ensino superior e como os desafios vivenciados nesse período afetam a saúde mental do corpo docente, estudantes e funcionários dessas instituições.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RibeiroY. P., SilvaJ. de F. A., BarbosaA. da S., PachecoM. R., DerganM. R. A., SilvaJ. B. C., MagalhãesA. C. C. de, HenriqueA. V. N., SantosV. Q. dos, & RibeiroN. A. B. (2023). Impactos e efeitos psicológicos da pandemia da COVID-19 na atividade universitária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(4), e12266. https://doi.org/10.25248/reas.e12266.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. AKAT M e KARATAŞ K. Psychological Effects of COVID-19 Pandemic on Society and Its Reflections on Education. Turkish Studies, 2020; 5: 1-13.

2. ALI W. Online and Remote Learning in Higher Education Institutes: A Necessity in Light of COVID-19 Pandemic. Higher Education Studies, 2020; 10(3): 16-25.

3. ALI W. The Efficacy of Evolving Technology in Conceptualizing Pedagogy and Practice in Higher Education. Journal of Higher Education Studies, 2019; 9(2): 81-95.

4. ARISTOVNIK A, et al. Impacts of the COVID-19 Pandemic on Life of Higher Education Students: A Global Perspective. Sustainability, 2020; 12(20): 8438.

5. ARRONA-PALACIOS A, et al. Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and burnout in faculty members of higher education in Mexico. Ciência & Saúde Coletiva, 2022; 27(8): 2985-2993.

6. BAPTISTA CJ, et al. COVID-19 e saúde mental: fatores associados à depressão, ansiedade e estresse em uma comunidade universitária. Psico, Porto Alegre, 2022; 53(1): 1-12.

7. BARBOSA HCV, et al. Pandemia da COVID-19: alternativas e entraves no processo educacional. Revista Baiana de Enfermagem, 2022; 36: e38170.

8. BISCARDE DGS, et al. Atenção Primária à Saúde e COVID-19: desafios para universidades, trabalhadores e gestores em saúde. Revista Baiana de Enfermagem, 2022; 36: e37824.

9. BULMAN G e FAIRLIE R. The Impact of COVID-19 on Community College Enrollment and Student Success: Evidence from California Administrative Data. Education Finance and Policy, 2022; 17(4): 745–764.

10. CAPELLARI C, et al. Panorama brasileiro da formação de enfermeiros durante a pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022; 75(6): e20210923.

11. CAVALCANTI AO e SANTANA DD. Potencialidades e fragilidades da supervisão acadêmica no cenário da pandemia de covid-19: Relato de experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, 2022; 46(1): 294-303.

12. CORRÊA NG, et al. Impactos e desafios no acesso à educação em um município do Amapá, na pandemia de SARS-CoV-2. Revista Acervo Educacional, 2022; 4: e10442.

13. CULLEN W, et al. Mental health in the COVID-19 pandemic. QJM: An International Journal of Medicine, 2020; 113(5): 311–312.

14. CZERNIEWICZ L. What we learnt from “going online” during university shutdowns in South Africa. Acessado em: https://philonedtech.com/what-we-learnt-from-going-online-during-university-shutdowns-in-south-africa/. 2020.

15. DANIEL SJ. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, 2020; 49: 91–96.

16. ELFIRDOUSSI S, et al. Assessing Distance Learning in Higher Education during the COVID-19 Pandemic. Education Research International, 2020; 2020: 1-13

17. FAGUNDES AT, et al. Universitários no contexto da COVID-19: perfil, comportamentos e atividades acadêmicas. Cogitare Enfermagem, 2022; 27: e82306.

18. FAWAZ M e SAMAHA A. E‐learning: Depression, anxiety, and stress symptomatology among Lebanese university students during COVID‐19 quarantine. Nursing Forum, 2021; 56:52–57.

19. FIORENTIN L e BELTRAME V. Distanciamento social por Covid 19: repercussão na rotina de universitários. Revista Cuidarte, 2022; 13(1): e2093.

20. FIORILLO A e GORWOOD P. The consequences of the COVID-19 pandemic on mental health and implications for clinical practice. European Psychiatry, 2020; 63(1):e32.

21. GAMA LMP, et al. Social distancing and emotional state of university students in the COVID-19 pandemic: a descriptive-exploratory study. Online Brazilian Journal of Nursing. 2022; 21(2): e20226577.

22. GARCIA FW, et al. Percepção de docentes de cursos da área da saúde sobre adaptação ao ensino remoto. Espaço para Saúde, 2022; 23: e851.

23. HOFER SI, et al. Online teaching and learning in higher education: Lessons learned in crisis situations. Computers in Human Behavior, 2021; 121: 106789.

24. ISLAM MA, et al. Depression and anxiety among university students during the COVID-19 pandemic in Bangladesh: A web-based cross-sectional survey. PloS one, 2020; 15(8): e0238162.

25. MISHRA L, et al. Online teaching-learning in higher education during lockdown period of COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research, 2020; 1: 100012.

26. ODRIOZOLA-GONZÁLEZ P, et al. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research, 2020; 290: 113108.

27. OMARY MB, et al. The COVID-19 pandemic and research shutdown: staying safe and productive. The Journal of clinical investigation, 2020; 130(6): 2745–2748.

28. PADOVEZE MC, et al. Abordagem passo a passo para reabertura de instituição de ensino superior brasileira na pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022; 75(6): e20210807.

29. PAUDEL P. Online education: Benefits, challenges and strategies during and after COVID-19 in higher education. International Journal on Studies in Education, 2021; 3(2): 70-85.

30. RASHID S e YADAV SS. Impact of Covid-19 Pandemic on Higher Education and Research. Indian Journal of Human Development, 2020; 14(2): 340–343.

31. RIBEIRO LS, et al. Efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde mental de uma comunidade acadêmica. Acta Paulista de Enfermagem, 2021; 34: eAPE03423.

32. SANTOS MS e BELLEMO AIS. Sofrimento psíquico de professores universitários durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(8): e10529.

33. SANTOS RMS, et al. Tempo de tela, sintomas depressivos e sono: o ensino superior remoto na Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(2): e9686.

34. SHARIFI A e KHAVARIAN-GARMSIRD AR. The COVID-19 pandemic: Impacts on cities and major lessons for urban planning, design, and management. Science of The Total Environment, 2020; 749: 142391.

35. SILVA DSM, et al. Metodologias ativas e tecnologias digitais na educação médica: novos desafios em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, 2022; 46(2): e058.

36. SILVA MD, et al. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(5): e7120.

37. SUNDARASEN S, et al. Psychological Impact of COVID-19 and Lockdown among University Students in Malaysia: Implications and Policy Recommendations. International journal of environmental research and public health, 2020; 17(17): 6206.

38. SUNDE RM, et al. Efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental dos universitários: caso de estudantes da Universidade Rovuma, Moçambique. Cadernos Ibero-americanos de Direito Sanitário, 2022; 11(2): 88-102.

39. TARKAR P. Impact of Covid-19 Pandemic On Education System. International Journal of Advanced Science and Technology, 2020; 29(9s): 3812-3814.

40. TOQUERO CM. Challenges and Opportunities for Higher Education amid the COVID-19 Pandemic: The Philippine Context. Pedagogical Research, 2020; 5(4): em0063.