Plataforma web como promoção no ensino e aprendizagem de Libras entre acadêmicos de enfermagem

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Isabele Taumaturgo Mororó
Deborah Pedrosa Moreira
Karla Angélica Silva do Nascimento
Mardênia Gomes Vasconcelos Pitombeira

Resumo

Objetivo: Validar a usabilidade de uma plataforma web para promoção do ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) entre estudantes de Enfermagem. Métodos: Pesquisa quali-quantitativa, transversal e descritivo. Com participação de 33 alunos do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da cidade de Fortaleza, Ceará, todos utilizaram a plataforma e posterior responderam o questionário System Usability Scale (SUS), traduzida para o português como Escala de Usabilidade do Sistema, fundamentada no grau de concordância conforme escala Likert. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Em relação ao perfil sociodemográfico, 29 se declararam do sexo feminino (87,9%) e 4 do sexo masculino (12,1%), com média de idade de 24 anos. Em relação ao questionário de usabilidade com a escala SUS, a média obtida do escore total foi de 75,7±2,5 sendo a usabilidade considerada excelente. Conclusão: Conclui-se que a plataforma foi considerada excelente pela maioria dos estudantes, possuindo características favoráveis, de fácil uso e acessível ao ensino e aprendizado de Libras na Enfermagem.

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Como Citar
MororóI. T., MoreiraD. P., NascimentoK. A. S. do, & PitombeiraM. G. V. (2023). Plataforma web como promoção no ensino e aprendizagem de Libras entre acadêmicos de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(4), e12300. https://doi.org/10.25248/reas.e12300.2023
Seção
Artigos Originais

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