Avaliação dos dados normativos do instrumento European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form (HLS-EU-Q6) em adultos brasileiros
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Resumo
Objetivo: Investigar os dados de normatização da versão em português do Brasil do instrumento para aferição do letramento em saúde European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form (HLS-EU-Q6) em adultos brasileiros. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico no qual se avaliou a normatização dos escores do HLS-EU-Q6 em uma amostra de 783 adultos usuários do sistema público de saúde brasileiro (SUS). As análises de normatização passaram por três etapas: análise descritiva dos itens e do escore do instrumento; análise de distribuição dos escores e a confirmação de que os cortes estabelecidos na distribuição conseguiram efetivamente identificar os participantes em cada faixa. Resultados: Observou-se que todos os itens do instrumento apresentaram a mediana 3 e a mediana do escore total foi de 17 pontos. Os resultados apontaram que um modelo com 3 faixas de corte e com escores diferentes dos propostos pelos autores do estudo original tornou a capacidade de classificação do instrumento mais precisa para essa população. Conclusão: Conclui-se que os critérios de classificação do HLS-EU-Q6 a serem utilizados em adultos brasileiros devem ser diferentes dos propostos pelos autores do estudo original, de forma a não gerar vieses de aferição nos níveis de letramento em saúde nessa população.
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